Ato simbólico começou em 2013 e, desde então, vem sendo realizado anualmente, no dia 7 de setembro

Evento, que chega a sua sétima edição, será às 10h, no Centro de Macaé

Todos os anos, o dia 7 de setembro tem um outro significado para os macaenses. Nessa data, vários cidadãos se unem para dar o tradicional “Abraço à Irmandade” em torno do Hospital São João Batista. Em 2019, o ato simbólico chega à sua sétima edição. O ato será no sábado, às 10h. Toda a população está convidada para participar. Além do gesto, é possível ajudar comprando a camiseta do evento, que está à venda na recepção e administração do hospital. O valor é de R$ 15 (cada) e o pagamento poderá ser feito em dinheiro ou cartões (débito e crédito).

Há cerca de 150 anos, o hospital presta atendimento à população macaense e de toda a região. Nos últimos anos, a entidade vem sofrendo com problemas financeiros. O abraço tem como objetivo chamar atenção da sociedade, dos empresários e do poder público sobre a sua importância e também buscar alternativas para reverter essa situação.

Do total de leitos, 65% deles são destinados aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A sua filosofia é atender aqueles que mais precisam de ajuda. Por isso, é importante que a população abrace a causa.

O movimento surgiu em 2013, através de alunos da UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), tendo início pelas redes sociais, o que foi decisivo para a grande adesão da sociedade como um todo.

Esse gesto simboliza a união de toda a sociedade na conscientização sobre a necessidade de manutenção do equilíbrio financeiro e da adequação física e tecnológica do Hospital São João Batista. A instituição é considerada como referência na região em vários tipos de atendimento, como, por exemplo, a cirurgia cardíaca.

Nas edições anteriores, o entusiasmo tomou conta de centenas de pessoas, que andaram de mãos dadas no quarteirão do Hospital São João Batista. A grande corrente de solidariedade contou com a presença de mais de mil pessoas.