Estão abertas até sexta-feira (18) as inscrições para Hackaton – Comunidades Inteligentes. A programação será realizada neste sábado (19), a partir das 11h, no Laboratório Inovar, na Cidade Universitária. Será uma maratona de soluções (em formato de aplicativo), com informações que serão pensadas coletivamente para contribuir com a atuação da Defesa Civil em prol da população. Para participar, o interessado a partir de 15 anos deve se cadastrar no site http://inovareaprender.com/hackathon.

As soluções desenvolvidas serão através de recursos tecnológicos e inovadores, que envolvem programação, tecnologia e inovação. O aplicativo vai abranger informações que visam promover e facilitar práticas de resgate, alertas e ainda coleta de dados para desenvolvimento da comunidade de forma interativa, além da aproximação da população junto ao órgão da Defesa Civil.

Segundo o Secretário Adjunto de Defesa Civil de Macaé, Luciano Castilhos, a parceria com o InovareAprender visa melhor atender à demanda da Defesa Civil. “A ideia é mobilizar os participantes na criação de um aplicativo com informações relevantes para serem disponibilizadas à população. Queremos contar com a participação coletiva de alunos da rede municipal e universitários na geração de soluções inovadoras”, pontua.

Para auxiliar no desenvolvimento das ideias, a programação contará com facilitadores do Inovareaprender e Defesa Civil. O Hackathon é um evento de iniciativa acadêmica e social de disseminação da ciência e tecnologia, a fim de promover uma educação inovadora e com potencial de transformação social junto à equipe da Defesa Civil.

“A finalidade é oportunizar um momento de aprendizagem colaborativa, com intuito de criar uma solução inovadora. Todos terão oportunidade de construir e aprender juntos”, destaca a designer educacional e idealizadora do programa Inovareaprender, Luemy Ávila.

Participação

Todos os participantes devem dispor de seus próprios equipamentos (no mínimo um notebook com conexão wireless) para realização das atividades do evento.

Os inscritos também serão avaliados pela Comissão de Avaliação e Seleção. A coordenação vai escolher os inscritos, que serão divididos em oito grupos. A divulgação do resultado dos cadastrados será nesta sexta-feira (18), com possibilidade de contato.

Diante da banca julgadora, as equipes serão responsáveis por uma apresentação objetiva de até dez minutos sobre a solução tecnológica criada. Os integrantes da equipe vencedora vão receber um kit de eletrônica para a execução de pequenos projetos. Eles também participarão do “Maker Day” no Fab Lab RJ, programação com atividades que oportuniza um aprendizado com o uso de ferramentas tecnológicas e prototipação.

A Cidade Universitária Macaé funciona na Rua Aloisio da Silva Gomes nº 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé.