Com a janela aberta para que os políticos se filiem ao partido pelo qual pretendem concorrer a prefeito, vice-prefeito e vereadores, graças a reforma eleitoral feita ainda pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha que está na cadeia condenado pela Operação Lava Jato e autor do impeachment de Dilma Rousseff, período que vai até três de abril, aumenta a fila dos prováveis pré-candidatos que vai deixar os eleitores malucos.
Como muitos políticos antigos e detentores de mandato na Câmara Municipal, ou titulares de secretarias de governo, não consolidaram liderança a ponto de alçá-los a potenciais candidatos, pela passarela eleitoral vão desfilando nomes já conhecidos e outros menos, e vai depender do discurso de cada um para conseguir convencer o eleitor a escolher qual vai ser o melhor. Como o partido do presidente Bolsonaro, Aliança Pelo Brasil, não vai conseguir estar registrado a tempo, quem se filiou por lá fica numa sinuca de bico. Como sair agora para depois voltar?
Bem, como o território livre da internet aceita tudo e são muitas as fake news, as redes sociais vão espelhando a imagem de alguns pretensos candidatos. E olha que a coisa está ficando feia. Enquanto alguns já têm até plano de governo, os menos preferidos ou desconhecidos, acionam a internet e ligam a metralhadora giratória que vai atingindo todo mundo, mas não apresenta proposta. Isso vai encher de trabalho as bancas de advogados que prometem abarrotar a Justiça Eleitoral de processos contra aqueles que atacaram mas não tem defesa.
Ou até dinheiro para pagar a defesa considerando que o trabalho profissional do Direito não é lá barato, como poderia alguém imaginar. O candidato que quiser chegar ao fim da linha, vai ter que abrir o cofre, mas a lista continua subindo. Se você, leitor, tem pretensão, aproveite a janela aberta.
Cadê a cobrança?
Em janeiro um grupo de empresários de instituições respeitadas, convocados, compareceram ao auditório do Sesi, quando o representante da Arteris, sucessora da Autopista Fluminense, decidiu dar satisfações a respeito da não realização das obras de duplicação da BR-101. Lá estavam, também, representantes da ANTT, da PRF, e outros que ouviram as explicações – não muito convincentes aqui para nós – e assistiram a exibição de slades, muito bem desenhados.
No evento, nenhum representante do governo municipal, estadual ou da região. Muito menos de algum político detentor de mandato. Foi quando chegou a informação de que a Licença Ambiental para duplicar o trecho entre os quilômetros 144 ao 177, havia sido concedida em dezembro mas as obras só deveriam começar em março, por causa das chuvas que, na verdade, atrapalhou bastante.
Também que a duração da obra seria de 36 meses (puxa, três anos apenas para este trecho?) mas que o Ibama havia concedido a licença para o trecho 160 ao 190, passando pela reserva biológica da União mas que o ICMBio não havia liberado. Aí pergunta-se: cadê os deputados e senadores, governadores e prefeitos para cobrar a urgência da obra? Estão cumprindo seus mandatos e, quando chegar a próxima eleição talvez apareçam para dar satisfação.
Enquanto isso, a tão conhecida “rodovia da morte” continua fazendo vítimas fatais. Esta semana, um acidente com um caminhão foi registrado e os 13 km do trecho entre o km 177 ao 190 (Rio Dourado), quando vai sair? Ou, será que vai sair? Já estamos na metade do mês de março mas as obras… alguém sabe explicar? Será que não está na hora de colocar a boca no trombone e cobrar? Cadê nossa representação? Não é à toa que os voos pelo aeroporto de Macaé continuam crescendo, e muito. Agora também para o Santos Dumont. Você aí, vai enfrentar a BR-101?
PONTADAS
Até agora o prefeito vem conduzindo sua administração pelo Twiter, onde também começa a receber pedradas. Como ele já defenestrou pelo menos dois pré-candidatos para sucedê-lo e lançou outro às feras para testar o grau de sua aprovação, acredita-se que até a convenção dos partidos que se dará em julho, outros que se insinuarem vão entrar na guilhotina porque ele não perdoa. Ganha uma viagem a China para conhecer o primeiro infectado pelo Coronavirus se acertar o nome preferido do chefe…
________
A BRK Ambiental, que sucedeu a Odebrecht Ambiental, que assinou a parceria público-privado desde dezembro de 2012 e vem cuidando do lado sul da cidade, onde os ricos podem pagar mais caro, está acabando com a paciência dos consumidores de água, agora cobrada em dobro por causa do esgoto. Tem consumidor que pagava R$ 49,00 por mês de água, parou de receber contas (eram todas zeradas) e agora confirmou que tem uma dívida de mais de R$ 18 mil. Ele não recebe isso de salário nem daqui a 10 anos e prometeu ir à Justiça.
_______
O transporte público em Macaé é considerado pelos usuários o pior e o mais caro de todos os municípios do Estado. Os ônibus são velhos, não tem ar condicionado, as linhas (todas) são irregulares, os trabalhadores que dependem do transporte perdem compromissos como consultas médicas ou audiências, enfim, é um Deus nos acuda. A passagem a 1 Real faz um sucesso tremendo para o prefeito. Mas para o cidadão que paga a conta dos subsídios, oh…
_______
Até domingo.