Inicialmente, uma agência de checagem havia declarado como falsa a informação sobre a retenção e multa dos veículos.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apresentou um vídeo nesta quarta-feira (8) em suas redes sociais, fornecendo provas de que caminhões carregados com doações destinadas ao Rio Grande do Sul estão sendo parados e multados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo Mello, a situação foi confirmada por Samuel Vidal, servidor da Defesa Civil de Florianópolis, que recebeu notificação durante o transporte das cargas.
No vídeo, o governador faz um apelo à ANTT para não multar os veículos, defendendo que a fiscalização não deve se sobrepor à ajuda humanitária. “Compreendo a importância das regulamentações e reconheço a responsabilidade dos servidores em cumpri-las. Mas neste momento crítico, precisamos de bom senso”, afirmou Mello, destacando que a missão fundamental dos agentes públicos é ajudar as pessoas.
Inicialmente, uma agência de checagem havia declarado como falsa a informação sobre a retenção e multa dos veículos. No entanto, reportagem do SBT confirmou a veracidade das denúncias, mostrando que os caminhões foram de fato parados e multados pela ANTT. O episódio gerou críticas sobre a atuação da agência, levantando questões sobre a falta de empatia dos gestores federais em não flexibilizar a fiscalização neste momento de comoção nacional.
Por portal Novo Norte