O governo do estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quarta-feira (17/04), no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a sala do Centro de Excelência em Fertilizantes. A instalação faz parte do convênio assinado entre a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e a UFRJ, em dezembro de 2023, e marca o início do projeto de detalhamento do Centro de Excelência em Fertilizantes, considerado um dos pilares do Plano Nacional de Fertilizantes, do governo federal, para reduzir a importação do insumo.
– O Estado do Rio de Janeiro não quer ser apenas produtor de insumos agrícolas. Quer ser o centro da inovação para este tema no país, com a instalação do Centro Nacional de Excelência em Fertilizantes no Parque Tecnológico da UFRJ. O Rio de Janeiro não entra como um grande produtor do agronegócio, mas um grande produtor de tecnologias para o agronegócio – afirma o governador Cláudio Castro.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o Centro de Excelência contará com a privilegiada rede acadêmica de pesquisa e inovação do estado.
– Pelo grande número de universidades, instituições de pesquisa, ciência e tecnologia presentes no estado, o Rio de Janeiro desponta, no cenário nacional, como um importante destino para novas empresas, capazes de estabelecer novos patamares de inovação para o agronegócio, para a sustentabilidade agro ambiental e para o desenvolvimento econômico regional – destaca o secretário.
O Rio de Janeiro foi o primeiro estado do país a contar com uma Lei Estadual de Fertilizantes (Lei 9.716/22), sancionada em 2022 pelo governador Cláudio Castro, que institui um Plano Estadual de Fertilizantes e Biofertilizantes, e prevê uma Política Especial Tributária para o setor, de forma a atrair investimentos previstos no Plano Nacional de Fertilizantes.