A Secretaria de Cultura promove o ‘Workshop para Credenciamento de Artistas Macaenses’, referente ao Chamamento Público nº 009/2023, nesta quinta-feira (29), de 18 às 21 horas, no auditório do Bloco B da Cidade Universitária.
O workshop contará com a presença do Secretário de Cultura, Leandro Mussi; Secretário Adjunto de Licitações e Contratos, Gustavo Gusmão; Técnico da Secretaria de Cultura, Magno Oliveira e o Coordenador Jurídico da Secretaria Municipal de Cultura, Vitor Balbi.
De acordo com o secretário de Cultura, Leandro Mussi, o objetivo será tirar dúvidas junto aos artistas da cidade sobre o edital de chamamento público. Com o edital de chamamento público, divulgado no Diário Oficial, a prefeitura instituiu o processo de credenciamento de artistas locais. Serão contempladas 27 vertentes culturais, como dança, teatro, orquestra, coral, artesanato, cultura urbana, cultura popular, apresentação circense, stand-up, entre outras. Os cachês variam de R$ 1.500,00 a R$ 8.400,00, de acordo com a categoria e a experiência do artista.
“Esse é um projeto audacioso, é a maior política pública de cultura não só da cidade e até do Estado”, pontuou, lembrando que o cadastro visa atender às necessidades de programações culturais, eventos, oficinas, exposições, apresentações artísticas e outros projetos culturais. Na semana passada, representantes da Secretaria de Cultura de Macaé estiveram na sede da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, para discutir Políticas Públicas de Cultura e Credenciamento de Artistas locais.
Na ocasião, a secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros, elogiou a iniciativa do município de Macaé, de realizar chamamento público para a participação dos artistas locais e não descartou replicar a proposta.
Por Secom Pref Macaé