Dados divulgados pelo TSE trazem estatísticas sobre o eleitorado em relação a gênero e faixa etária
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou esta semana o número total do eleitorado brasileiro. No Estado do Rio de Janeiro, 12.406.394 eleitores de 92 municípios estão aptos a votar nas Eleições 2018. Em Macaé estão aptos a comparecer às urnas 160.555 eleitores, que representa 51,7% do sexo feminino e 48,2% do sexo masculino.
No próximo dia 7 de outubro, 147.302.354 eleitores brasileiros poderão votar nos representantes políticos de sua escolha. Este ano, além de eleger o novo presidente da República, os brasileiros em dia com a Justiça Eleitoral vão escolher deputados federais, deputados estaduais ou distritais, dois senadores por estado e o governador de cada uma das 27 Unidades da Federação.
O número oficial de eleitores foi anunciado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, durante a inauguração do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), na última quarta-feira (1º).
As informações são oriundas do Cadastro Eleitoral, banco de dados oficial sobre o eleitorado brasileiro, e referem-se às estatísticas auditadas até o final de julho após o fechamento do cadastro, no dia 9 de maio.
De acordo com os dados divulgados, esses 147,3 milhões de eleitores estão distribuídos pelos 5.570 municípios do país, bem como em 171 localidades de 110 países no exterior. As informações do eleitorado dizem respeito aos cidadãos brasileiros aptos a votar no pleito deste ano. Outros 1.409.774 eleitores não poderão votar nem se candidatar em 2018, por estarem com os direitos políticos suspensos.
Grau de instrução
Dados referentes ao nível de instrução mostram que a maior parte do eleitorado em Macaé com registro na Justiça Eleitoral possui ensino fundamental incompleto. São 40.889 eleitores que declararam ter essa escolaridade. Outros 39.021 eleitores afirmaram ter concluído, pelo menos, o ensino médio. Já os eleitores com ensino superior somam 13.654 cidadãos, segundo a base de dados do Cadastro Eleitoral.
Essas estatísticas, no entanto, precisam ser vistas com relatividade, uma vez que a informação reflete a escolaridade declarada pelo cidadão no momento do registro eleitoral ou da atualização de seus dados cadastrais.
As estatísticas também revelam que 64,7% dos eleitores estavam solteiros no momento do registro/atualização do cadastro eleitoral, num total de 103,842 votantes. Já 29,9% se declararam casados, somando 47.995 no total.