Federação simplifica sua marca para ficar mais próxima e acessível
A Firjan acaba de lançar o seu novo projeto de branding, com uma nova marca para uma instituição moderna, mais simples, ágil e próxima de todos os seus públicos. A mudança reflete o processo de modernização que vem acontecendo nos últimos três anos, com aprimoramento de oferta em busca de adequação ao mercado.
“A nova identidade é o reflexo externo de uma mudança interna”, explica Ingrid Buckmann, gerente de Comunicação e Marca da federação. “No início desse processo, ouvimos os empresários, o público interno e a sociedade e vimos que, de fato, devíamos trazer para a marca aspectos como proximidade e modernização. E também associá-la ao que já temos: credibilidade e reputação”, afirma.
A partir de agora, Firjan deixa de ser uma sigla e se torna um nome próprio. Além disso, a palavra “Sistema” ficou no passado – tudo para dar ideia de proximidade. Outra mudança é que as instituições que acompanham a federação passam a ser citadas sempre com o nome Firjan à frente, para que o público externo reconheça essas entidades como pertencentes à marca-mãe, ou seja, a uma mesma família: Firjan SENAI, Firjan SESI, Firjan IEL e Firjan CIRJ.
A gerente-geral de Comunicação da Firjan, Daniela Teixeira, detalha o projeto. “A ideia é mostrar que todas as instituições atuam juntas para desenvolver a indústria fluminense e o estado do Rio, ampliando o diálogo com a sociedade. Por isso, o novo branding estimula uma atitude mais próxima, ágil e moderna, que também foi incorporada à identidade visual da nova marca”.
A nova identidade visual mantém as principais características da anterior – o nome, a bandeira e as siglas das instituições que acompanham a federação –, mas usa uma nova tipografia, dá mais presença à bandeira e mais legibilidade às outras entidades. Com isso, ela também ganha mais flexibilidade para uso. As identidades visuais da Firjan SENAI, da Firjan SESI, da Firjan IEL e da Firjan CIRJ seguem a mesma linha da marca-mãe, cada uma com sua cor característica. A atualização das marcas vai ocorrer de maneira progressiva, até o fim de 2019.
A renovação visual foi construída em parceria com a agência Geometry, reconhecida como uma das maiores empresas nesse segmento. Para saber mais, basta acessar o sitewww.firjan.com.br.