Os ministros que mais utilizaram voos da FAB no governo Lula foram Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, e Nísia Trindade, ministra da Saúde.
O governo de Lula (PT) está quebrando recordes na quantidade de voos com aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), deixando seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), muito para trás em apenas 40 dias de governo. Um levantamento feito pelo portal UOL revelou que a equipe do petista utilizou 89 voos da FAB, o que representa um aumento de 46% em relação aos primeiros 40 dias do governo Bolsonaro, que usou apenas 61 desses voos.
Mas não é apenas a quantidade de voos que chama a atenção. Parece que o uso deste vôos ganhou um ar de “exclusividade” que só os empresários mais ricos podem desfrutar. A média de passageiros por voo foi menor durante o governo petista, com uma média de apenas oito passageiros por voo, enquanto o governo Bolsonaro teve uma média de dez passageiros por voo. As despesas com voos da FAB são consideradas sigilosas pelos militares, mas estima-se que cerca de R$ 5 milhões do dinheiro do contribuinte foram queimados junto com o querosene de aviação utilizado para bancar as viagens luxuosas.
Os ministros que mais utilizaram voos da FAB no governo Lula foram Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, e Nísia Trindade, ministra da Saúde.
Ministros podem fazer viagens com aviões de carreira, muito mais baratos, sendo reembolsados depois ou recebendo diárias para quitar custos com alimentação e hospedagem. As viagens com companhias aéreas comuns, aquelas que eu, você e os “brasileiros comuns” podem fazer, são teoricamente mais econômicas do que aviões inteiros da FAB, que transportam apenas alguns passageiros, além de um ministro.
Por portal Novo Norte