Em projeto de lei, deputado Márcio Macedo diz que a ideia é “poupar a Bandeira Nacional, e os demais símbolos nacionais, da banalização”
Um aliado de Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um projeto de lei que tem por objetivo “limitar” o uso da bandeira do Brasil em manifestações que apresentam algum tipo de unho político-eleitoral. De acordo com o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, a ideia do deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) é proibir o uso de símbolos nacionais em “propaganda com fins políticos, eleitorais e partidários”.
No texto, apresentado à Câmara como PL 2749/2022, o deputado diz que “a bandeira nacional, sem dúvida, tem posição de destaque garantida dentre os símbolos da pátria. O estandarte verde-amarelo é o grande símbolo da integridade nacional, um dos valores mais caros à Nação. Preservá-lo é dever não só do estado, mas de todos nós”.
Tesouro nacional do PT, Macedo também faz parte da equipe de transição do futuro governo Lula. Ele afirma que a ideia é “poupar a Bandeira Nacional – e os demais símbolos nacionais – da banalização, do desgaste desnecessário, do uso pelas frações políticas, o qual pode mesmo fazer do símbolo de união signo de divisão”.
Para o parlamentar, “determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas” durante as eleções, e “até mesmo para fazer apologia ao nazismo”.
Por Portal Novo Norte