Durante o 2º trimestre do ano letivo, na disciplina de Ciências, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, vêm realizando estudos sobre as misturas de substâncias químicas, sob orientação da professora Sara Nállia.
Neles, o plástico possui destaque, pois é constituído por petróleo (uma fonte não renovável) e outras substâncias químicas, como corantes. Nesse contexto, com a Semana do Meio Ambiente, muitos debates a respeito do assunto foram feitos durante as aulas.
“De acordo com estudos científicos, até 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano. Isso nos mostra que buscar a solução para este problema é uma situação emergente. Devemos construir mentes sensíveis às questões ambientais. Futuros gerentes, líderes e gestores que irão atuar na sociedade”, comentou Sara Nállia.
Foram realizados, em laboratório, a produção do bioplástico à base de amido de milho, que pode substituir o plástico comum que demora cerca de 450 anos para se decompor completamente na natureza.
Texto Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana