Foto: Ronaldo Nina

Inauguração oficial acontece nesta terça-feira, 28, às 13h 

A praça Washington Luiz, em Macaé, terá sua obra de regeneração finalizada na terça-feira, 28 de junho, às 13h. A praça, construída no século XIX, foi a primeira do Estado do Rio de Janeiro a ser contemplada pelo programa LAB Cidades Criativas, que por meio do patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, promove ações de intervenção urbana e ocupação cultural visando transformar a dinâmica social em praças de municípios fluminenses. 

As obras em Macaé duraram cerca de um mês. A quadra poliesportiva e a quadra de futsal do local receberam pinturas dos artistas Célio e Flora Yumi, convidados pelo projeto LAB Cidades Criativas. “Foi muito especial participar dessa iniciativa, porque não é só pintar uma praça, ou um banco. É a gente levar cor, vida, aprendizado e vivência para o local”, declarou Célio, que assinou a concepção artística do espaço e trabalhou também na revitalização do parquinho e da academia ao ar livre do espaço. 

Além de deixar a Washington Luiz de cara nova, o LAB Cidades Criativas também realizou intervenções formativas. O Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no centro da cidade, ganhou um painel artístico de grafite. Artistas locais foram convidados para o trabalho, que contou com a representação de vários segmentos da arte urbana.

Para Leandro Mussi, secretário de Cultura de Macaé, a regeneração da praça Washington Luiz é um grande feito para o município. “Ela é palco de grandes manifestações públicas, além de ser muito frequentada por macaenses de todas as idades”, disse ele. “A praça também tem um valor histórico para a cidade”, conclui.

Neste momento, o programa LAB Cidades Criativas está revitalizando a Praça do Trem, em Rio das Ostras. Na sequência, o programa  passará por São João da Barra, Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização da Rua Walls com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional das prefeituras de São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.

LAB Cidades Criativas

Visando ações de intervenção urbana e ocupação cultural, o programa de design urbano Laboratório Cidades Criativas pretende regenerar praças públicas de cinco cidades fluminenses (São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito). O programa se utiliza de técnicas arquitetônicas inovadoras, que valorizam o patrimônio e trazem melhoria ao espaço que será adaptado. O retrofit é uma dessas técnicas, quando há a modernização do espaço sem danificar elementos originais históricos e arquitetônicos, e o urbanismo tático, onde a população local se torna protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano. 

Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com oferta de cursos técnicos e de pós-graduação com Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.