Ao longo dos anos, Macaé está construindo uma história sólida quando o assunto é Enem.

De acordo com o Inep, o ranking do último Enem divulgado entre as seis melhores escolas particulares em Macaé, o Colégio Atlântico foi o primeiro colocado em todo interior do estado do Rio de Janeiro , ficando entre as 50 melhores escolas de todo estado do Rio. O ranking segue com o Colégio Aprovado, Bruno Ostman, Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo), Centro Educacional Souza e Colégio Barroco Lopes. O sucesso das notas do Enem é fruto de sistemas de ensino focados em bons resultados.

O Atlântico, escola que teve as melhores notas em todas as disciplinas do Enem, utiliza o Sistema Etapa que há mais de 40 anos usa a filosofia “espiral crescente”, nela os assuntos apresentados são posteriormente retrabalhados e ampliados. Isso permite ao aluno superar dificuldades no processo de aprendizagem, acompanhar a matéria e avançar de forma gradativa ao longo dos anos. O foco principal da escola é o resultado.

– A receita do sucesso é um conjunto de vários fatores. A família presente, alunos esforçados e empenhados, professores experientes e dedicados. Os alunos fazem simulados desde o Fundamental, três provas semanais durante todo o ano assim sendo acostumados desde pequenos a estudarem todos os dias. O colégio também está preocupado com o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Então, quando chega o momento do Enem, eles não se assustam, explica a diretora da escola, Daiana Amália Rosa Ferreira.

Já no Aprovado, o sistema é o Eleva, que tem como foco o empreendedorismo. O Colégio Bruno Ostman, terceiro colocado no ranking 2019, utiliza o sistema PH – pioneiro em plataformas tecnológicas, e que tem como base o desenvolvimento intelectual completo do aluno.

No Castelo, o sistema de ensino é o da Rede Salesiana, que tem como valores a autonomia e o crescimento pessoal de cada aluno. Quinto colocado no ranking, o Centro Educacional Souza utiliza o sistema Anglo, que integra recursos didáticos à tecnologia. O Colégio Barroco Lopes usa o sistema de ensino UNO , que trabalha no tripé desenvolvimento do pensamento crítico, empatia e responsabilidade na cultura digital. Por ter tido poucos alunos participantes do Enem, o Colégio UP não teve sua média computada.