Instalada no Porto do Açu, usina GNA I tem capacidade para gerar 1.338,30 megawatts e pode abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes
O Rio de Janeiro inaugura na próxima quinta-feira, 30/09, a segunda maior usina termoelétrica do País. Trata-se da GNA I, no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. A inauguração acontece em meio a uma das piores crises energéticas do Brasil no século XXI.
Com capacidade instalada para 1.338,30 megawatts (MW) e movida a gás natural, essa será a segunda maior termelétrica em operação no país. A maior no Brasil hoje é a Porto de Sergipe I, com 1,5 mil MW de capacidade instalada
A nova unidade, que está em período de testes, adicionará ao Sistema Interligado Nacional (SIN) potência para abastecer até quatro milhões de pessoas na região Sudeste, a que mais consome energia no país.
De acordo com a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), das termelétricas com obras em andamento essa é a única que tinha inauguração prevista para 2021. Segundo a operadora da usina, a Gás Natural do Açu (GNA), uma joint venture formada por BP, Siemens SPIC Brasil e Prumo Logística, controlada pela EIG Global Partners, o investimento na instalação da unidade foi de um bilhão de dólares.