O Outubro Rosa começa neste final de semana. É um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em Macaé, a União Macaense de Combate ao Câncer de Mama (Unamama) promove uma vasta programação.

Neste domingo, dia 03, a instituição inicia sua participação na Exposição Fotográfica do Shopping Plaza Macaé. Já na terça-feira, dia 05, às 17h, haverá a inauguração na sede da Unamama do painel feito pelas mulheres do Projeto Mulheres Reciclando (Promur), da Malvinas. No final de semana, dias 16 e 17, sábado e domingo, acontece o Circuito Unamama nos Restaurantes, onde 10% da venda de um ítem do cardápio será destinado para instituição comprar exames. Na sexta-feira dia 29, haverá a realização da Remada Rosa na lagoa de Imboassica em parceria com o grupo  Makae Hoe. A remada será gratuita em três horários: 7:30h / 8:30h /9:30h. E no domingo dia 31 a programação se encerra no Shopping Plaza Macaé. O espaço contará com distribuição de folders e panfletos durante todo o mês. A idealizadora da Unamama, Marilena Garcia, irá ministrar palestras on-line para empresas em parceria com a Rede InspireSer durante todo o mês de outubro.

Apesar de silenciosa e perigosa, carente de ser mais conhecida, discutida e divulgada, o câncer é uma doença que tem cura total, se tratada no início. No Brasil, as taxas de mortalidade por este tipo de câncer continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença continua sendo diagnosticada quando já se encontra em estágio avançado. A Unamama desenvolve  trabalhos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Palestras e eventos beneficentes são promovidos para angariar recursos usados na compra de mamografias e ultrassonografias doadas para as mulheres acima de 40 anos moradoras da cidade.

A União Macaense de Combate ao Câncer de Mama (Unamama também  possibilita apoio para as mulheres após a doença. O espaço possui uma sala para atendimento e acolhimento;  outra sala onde está  o projeto Retratos de Família com os registros históricos de algumas famílias de Macaé e um espaço holístico onde são oferecidas oficinas gratuitas de meditação, artesanatos e apoio psicológico terapêutico.Entre as atividades estão os cursos de capacitação na área do empreendedorismo feminino e a construção de uma cozinha para capacitar  mulheres que desejam ser empreendedoras na área gastronômica.  Todos os profissionais envolvidos com a causa são voluntários.

As mulheres que necessitarem de ajuda devem entrar em contato com a Unamama, que funciona no Centro Cultural Magdá Garcia, sala 202, Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja Ponto Frio), centro de Macaé. O zap é (22) 999923283, e-mail unamamabr@gmail.com e as redes sociais @Unamama_unida.  Ajude a divulgar a instituição, seja um parceiro voluntário e siga através das redes sociais