As perspectivas de geração de postos de trabalho, através da nova dinâmica do mercado do petróleo, reaquecem uma das principais características de Macaé consolidada ao longo das últimas quatro décadas: a cidade das oportunidades.
Ao reunir indicadores atuais que comprovam a recuperação gradativa do emprego, as estratégias das empresas em ampliar atividades e informações que contextualizam as mudanças que a própria economia da cidade vive, a prefeitura realizará, no dia 11 dezembro, a “Feira das Oportunidades”, uma proposta que visa integrar todos os setores que atuam na reativação da Capital do Petróleo.
Na Cidade Universitária, a Feira reunirá gerentes das grandes empresas offshore sediadas na cidade, além de representantes de instituições especializadas no mercado de óleo e gás, que apresentarão dados importantes sobre o novo perfil do mercado de trabalho, e como os profissionais devem se preparar para ocupar esse novo espaço.
O projeto integra as secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, além de Relações Institucionais, com objetivo de promover a conexão entre universitários em formação, profissionais com experiência no mercado e as empresas que acreditam no potencial de Macaé em se restabelecer como a “cidade das oportunidades”.
“O poder público precisa ser o facilitador no acesso da população a todas as formas de se garantir qualidade de vida. Esse projeto representa a conexão do governo com as empresas e com a mão de obra qualificada pela história de Macaé com a indústria de óleo e gás. E oportunidade precisa ser o resultado dessa integração”, afirma Leonardo Gomes, secretário de Relações Institucionais.
Pela Educação, a importância da capacitação dos profissionais, tanto os que estão no mercado, quanto os que vivem à espera de uma oportunidade, será reforçada em painéis organizados pela equipe do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) com palestrantes convidados a participar da Feira.
Já o Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda fazem a captação de empresas que irão participar do evento que tem a proposta de incluir também a divulgação de oportunidades de trabalho já criadas, assim como a perspectiva para 2020.
“Buscamos a parceria de mais empresas para ampliar a oferta de vagas cadastradas na Central do Trabalhador, criando assim uma conexão importante junto aos profissionais que também são atendidos pela nossa secretaria. A Feira de Oportunidades fortalecerá esse trabalho”, afirma Igor Romão, secretário adjunto de Trabalho e Renda.