De janeiro a setembro deste ano foram contabilizados 115 homicídios contra 168 casos registrados no mesmo período do ano passado
As incidências criminais no município de Macaé mostraram redução nos primeiros 9 meses deste ano, de acordo com o balanço divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Os dados mostraram que o número de homicídios teve uma queda se comparado com o mesmo período do ano passado. Em setembro deste ano foram 14 assassinatos em toda a área abrangente do 32° Batalhão de Polícia Militar (BPM); já no mesmo mês em 2018, também foram registrados 14.
O ISP aponta que de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 115 assassinatos contra 168 no mesmo período do ano passado. Pode parecer uma redução não muito significativa, mas sem dúvida é um avanço e que faz uma grande diferença para todos.
De acordo com dados do balanço, essa diminuição é de extrema importância para a cidade, que está em constante desenvolvimento social e econômico.
Outra área que tem apontado aumento na criminalidade é a apreensão de drogas com prisão em flagrantes. Ainda de acordo com dados do ISP, em setembro deste ano, foram 54 ocorrências de prisão com apreensão de drogas, contra 57 casos no mesmo período do ano passado.
O balanço dos 9 primeiros meses aponta que o ano de 2019 disparou na apreensão de materiais entorpecentes com prisão em flagrante, chegando a 497 ocorrências, contra 407 casos no mesmo período do ano passado, ou seja, um aumento de quase 60%, onde traficantes têm levado prejuízo com as apreensões de drogas.
A Polícia Militar, por meio de denúncias da população, está conseguindo realizar muitas prisões e por este motivo o coronel André Henrique Oliveira, comandante do 32º Batalhão da PM, sempre faz um apelo para que as pessoas continuem ajudando no trabalho das autoridades, mostrando a participação efetiva. Além do trabalho realizado pela PM, a Polícia Civil tem uma participação fundamental para que muitos elementos sejam colocados atrás das grades.
Quando uma prisão é efetuada, geralmente influi diretamente na queda do número de assassinatos. Mesmo existindo o número do Disque Denúncia da PM (2765-7296), a população pode colaborar para que denúncias sejam realizadas também na delegacia. É importante lembrar que a identidade de quem denunciou será preservada.