Depois de muita expectativa e diversas manifestações dos grupos do Repensar Macaé, que comemoraram a decisão da Anac de certificar o aeroporto de Macaé para pouso e decolagem, a Infraero divulgou nota na tarde de terça-feira feita informando que o caso atende apenas a aeronaves menores, o ATR-42, menor do que os ATR-72 da Passaredo.
As três portarias assinadas pelo superintendente da Anac na noite de segunda-feira, pelo visto, segundo a Infraero, não atende a necessidade da Passaredo que continuou utilizando o aeroporto de Cabo Frio.
O presidente do CVB Macaé Guilherme Abreu disse que o ministro de Infraestrutura prometeu publicar no Diário Oficial de quarta-feira (30), a portaria de certificação.
A nota distribuída pela Infraero e a seguinte:
NOTA DA INFRAERO SOBRE HOMOLOGAÇÃO DO AEROPORTO DE MACAÉ (RJ)
A Infraero esclarece que o Aeroporto de Macaé (RJ) já está homologado para operações de aeronaves de categoria até 2C, como o ATR-42. Não obstante, a Infraero equacionou todas as medidas necessárias para cumprir com as exigências regulatórias e aguarda decisão da Agência Nacional de Aviação Civil, o que possibilitará voos de aeronaves maiores, como o ATR-72.
Todavia, é importante ressaltar que, a despeito do processo de certificação do aeroporto ter contado com a participação da Infraero, do órgão regulador e das próprias empresas aéreas, cabe à Anac o estabelecimento dos parâmetros do terminal. Assim, as companhias aéreas devem somente iniciar a venda de passagens quando todas as aprovações já estiverem aceitas tanto pelo operador aeroportuário, como pela agência reguladora.