CCZ Desratização no Cemitério do Rosário na Imbetiba. Macaé/RJ. Data:01/11/2013 Foto: Ana Chaffin / Prefeitura de Macaé

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé intensificam nesta semana ações em vários pontos da cidade. Um dos focos é o trabalho nos cemitérios por conta do feriado do Dia de Finados, neste sábado (2).
A equipes que atuam em pontos estratégicos irão fazer o trabalho preventivo, identificando e tratando os recipientes que possam armazenar água, principalmente vasos de flores que são colocados nos túmulos.

O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, pede a colaboração dos visitantes para que façam a substituição da água por areia nos vasos. “Estamos na Primavera, período de fortes temperaturas e chuvas frequentes, condições propícias para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya”, alertou.

Entre esta terça-feira (29) e sexta-feira (1º de novembro), os agentes irão vistoriar os cemitérios da Imbetiba, São José do Barreto, Santana, Memorial, Córrego do Ouro, Óleo e Frade. Eles percorrerão os pontos estratégicos dos bairros Virgem Santa, Barra de Macaé, Novo Cavaleiros, São Marcos e Nossa Senhora da Glória. O trabalho consiste em inspeção, orientação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos, por meio de bombas aspersoras.

No mesmo período, a equipe de controle de roedores irá percorrer os cemitérios com o trabalho de desratização. Os agentes fazem a verificação das tocas dos roedores para a aplicação dos raticidas. O material é colocado de forma adequada, portanto não há riscos para o homem e para animais.