A maior, mais antiga e mais importante biblioteca pública da cidade de Macaé está, desde 2018, de casa nova. No dia 15 de junho do ano passado, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto abriu as portas na rua Teixeira de Gouveia 634, no Centro. O endereço fica a uma quadra da agência central dos Correios, seu mais conhecido ponto de referência. Ocupando a construção que anteriormente abrigou o MacaePrev e o Sesmt, e que originalmente foi sede da 1a. Igreja Batista de Macaé, a Biblioteca Télio Barreto dispõe de um acervo variado de mais de 43 mil livros para agradar leitores de todas as idades e preferências de leitura.
Inaugurada em 19 de abril de 1941 pelo então prefeito macaense Télio Barreto, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto completou 78 anos em 2019. Anteriormente localizada na rua de mesmo nome, na saída para o bairro da Aroeira, ela agora se encontra na região mais central e de fácil acesso de Macaé. Como consequência, tem atraído cada vez mais leitores, dentre amantes da literatura, estudantes de todos os níveis, trabalhadores e pesquisadores.
O nome da maior biblioteca pública da cidade homenageia o professor e advogado que a criou no século passado. Télio Barreto assumiu a prefeitura em 1941. Atento às carências culturais do município, não apenas deu início à organização do ensino público de Macaé como também criou a sua primeira biblioteca pública. Foi prefeito até março de 1944 quando, aos 32 anos de idade, ficou doente e faleceu.
De lá para cá, muitos foram os endereços pelos quais passou a Biblioteca Télio Barreto. Muitos macaenses lembramos de quando ainda éramos estudantes do Ginásio (Fundamental) e ela ficava na antiga Rua da Praia (Avenida Presidente Sodré). Naquela época, décadas de 1970 e 1980, éramos atendidos por Celina Mussi de Oliveira, uma de suas mais longevas funcionárias e que atualmente dá nome ao seu Espaço Infantil. Em 2018, a biblioteca deixou o prédio alugado na rua Télio Barreto e se mudou para o atual endereço, na Teixeira de Gouveia 634.
Segundo Juçara Pereira, bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Télio Barreto, os leitores e frequentadores atualmente estão encontrando alguma dificuldade para diferenciar a Télio Barreto e a biblioteca do Museu do Legislativo, que coincidentemente foi batizada também com o nome de Celina Mussi.
– Como trabalhadores da cultura brasileira e macaense, estamos muito felizes e parabenizamos o Legislativo por mais esse espaço de leitura. A população só tem a ganhar com a multiplicidade de bibliotecas e demais casas de cultura no município. No entanto, queremos ressaltar que são dois espaços de cultura diferentes. A Biblioteca Télio Barreto está localizada há um ano na rua Teixeira de Gouveia 634, e esperamos que seja a nossa casa definitiva, uma vez que o prédio pertence à própria municipalidade, disse Juçara.
Dividida em dois pavimentos, térreo e primeiro andar, a Biblioteca Pública Municipal Télio Barreto atualmente encontra-se sem identificação na fachada, em fase de renovação. Para os que quiserem ficar em dia com seu acervo e novidades, basta seguir o perfil @culturaeartes no Instagram. E aparecer para uma visita. A Biblioteca Télio Barreto fica aberta de 2a a 6a feira, de 8h às 18 horas, e o Wi-Fi é aberto a todos.