O evento será aberto na segunda-feira (23) e prosseguirá até o dia 29 de setembro, repleto de atrações e homenageando os 200 anos da criação do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que sofreu um incêndio de grandes proporções
A primavera chega ao Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé pintando com as cores da estação. Trata-se da a ‘13ª Primavera dos Museus – Museus por dentro, por dentro dos museus’, uma temporada nacional de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste sentido, o local vai respirar arte, tornando-se um espaço cultural e de convivência e contemplando os diferentes segmentos artísticos de Macaé e Regiões dos Lagos e Norte Fluminense.
A extensa programação vai até o dia 29 de setembro, em esta edição celebra os 200 anos da criação do primeiro museu no Brasil, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que sofreu um incêndio de grandes proporções, tendo cerca de 20 milhões de itens destruídos pelo fogo.
Segundo o secretário de Cultura, Thales Coutinho, uma das metas da pasta era transformar o museu da cidade em um espaço vivo, democrático e aberto a receber as diversas manifestações culturais que são expressas no município, atendendo a diferentes públicos. “É gratificante perceber esta transformação. A Secretaria de Cultura realiza no museu desde visitações guiadas a patrimônios culturais da cidade e a exposições artísticas internas, até aulas de capoeira, feiras de artesanato e gastronomia, desfiles de moda de artigos feitos à mão, saraus de poesia, mostras de artes visuais, projetos voltados ao audiovisual, apresentações de dança e de música, da popular à clássica, e formação cultural e empreendedora em cursos, oficinas e palestra. Sempre gratuitamente e para toda a família”, diz Thales.
13ª Primavera de Museus
Abordando o tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’, a 13ª Primavera de Museus apresentará a compreensão de que os museus são guardiões das memórias dos municípios, dos seus afetos, além de confirmar seus espaços que auxiliam as pessoas na busca e manutenção da sua identidade. Pela primeira vez, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, abrirá suas portas para ampla visitação.
Na oportunidade, o visitante poderá conhecer todos os espaços do Museu, da arquitetura em seus raros detalhes, a vida administrativa de uma instituição museológica, ao mesmo tempo, seus profissionais e manutenção de um museu.
Segundo a diretora do Solar dos Mellos, Viviane Chaves, a experiência de estar no museu permite a comunidade transcender o objeto em si, e possibilita estabelecer um elo quase que mágico entre o tangível e o inatingível. “E para compreender como essa laborosa tarefa de tornar possível a relação entre o museu, o público e os bens é importante, apresentamos um olhar mais atento para os bastidores de um museu”, disse.
“Abrindo a casa, desejamos que cada visitante possa ter um olhar de pertencimento a esse museu, que é de todos, e que possam então, perceber que há uma série de ações de caráter técnico e administrativo diariamente desenvolvidos em busca de alcançar a sua plena função”, conclui a diretora.