As equipes de patrulhamento passam a trocar informações para ampliar a segurança nos estabelecimentos de ensino
Na próxima segunda-feira (2) os comandantes da Guarda Municipal e do 32º Batalhão da Polícia Militar, reunirão as tropas para efetivar um plano de cooperação. A ação tem o objetivo de aproximar os agentes das duas instituições no que se refere ao trabalho diário.
Os policiais e guardas municipais passam a atuar de forma conjunta no atendimento em áreas de suas responsabilidades sempre nas proximidades dos estabelecimentos da rede estadual e municipal de ensino. Sempre que necessário, uma vai apoiar a outra.
O comandante do 32° BPM de Macaé, tenente-coronel André Henrique Oliveira, acredita que a ação será benéfica para o aumento da sensação de segurança para estudantes, funcionários e professores. “A esperança dessa integração é fazer uma cidade cada vez mais segura. Juntos, PM e GM, somos mais fortes”, afirmou André.
De acordo com a comandante da Guarda Municipal de Macaé, Adriana Manilha, a comunicação é essencial para esse trabalho. “Informações compartilhadas entre as instituições podem organizar a distribuição das viaturas na área, o que otimiza o apoio de modo que a segurança no município fique mais eficiente. Se uma viatura da guarda estiver fora da área por motivo de encaminhamento à delegacia ou atendimento à ocorrência a viatura da PM, por conta desse trabalho integrado, passa a cobrir aquela área”, explicou.
A parceria das forças de trabalho “não interfere nas competências das instituições. A Guarda Municipal vai continuar realizando o patrulhamento preventivo na cidade, principalmente na ronda escolar e ficará atenta também para colaborar com a Polícia Militar. Essa parceria ajuda a otimizar o atendimento de ocorrências, inclusive, aumenta a segurança dos agentes, ao realizar abordagens, e da população”, contou Adriana.