Os artistas plásticos Leandro Foca, Marcelo Machado, Jussara Peruzzi, Romulo Campos e Alfredo Manhães

Acontece no próximo sábado (3) a abertura da exposição ‘Arte no Museu’ com a participação de um grupo de consagrados artistas da cidade

Grupo de consagrados artistas da cidade unem seus talentos e suas obras-primas e promovem uma super exposição. A coletiva acontece no próximo sábado (3), no Museu Cidade de Macaé – Solar dos Mellos. O vernissage terá início às 16h e vai até às 21h, inaugurando o projeto. A ideia é repetir o projeto ‘Arte no Museu’, que será realizado de três em três meses, possivelmente abrindo para novos integrantes.

Nesta primeira edição, o evento contará com a participação de seis artistas renomados, mostrando seus trabalhos em fotografia e pintura, para serem comercializadas. A proposta é abrir as portas do Solar dos Mellos periodicamente, no sentido de que os macaenses venham prestigiar o movimento cultural macaense, numa expressiva valorização da arte nativa. Durante o vernissage, haverá food truck, cerveja artesanal e comida árabe, rolando ao som da Banda Marry Me e de alunos da Escola Municipal de Artes de Macaé (Emart).

Arte no Museu

“Venham prestigiar a Arte local. Ter uma obra de arte em casa ou no escritório é tudo de bom. Arte é Cultura”, frisou o arquiteto e artista plástico Marcelo Machado, um dos expositores, revelando que a ideia surgiu em conversa com a fotógrafa Claudia Barreto, que sugeriu a realização deste projeto, e juntos criaram o Arte no Museu, uma exposição de arte com artista da cidade no sentido de valorizar os talentos de Macaé.

A exposição coletiva conta com a particição dos seguintes artistas plásticos: Marcelo Machado (acrílico sobre tela); Marcelo Vitiello (óleo sobre tela); Romulo Campos (fotografia); Alfredo Manhães (fotografia); Leandro Foca (fotografia); Jussara Peruzzi (fotografia).

Marcelo Vitiello

Nascido em Macaé no ano de 1968, Marcelo Vitiello é pintor autodidata. Começou inicialmente no desenho em 1988 e logo passou a experimentar a pintura a óleo. A sua primeira exposição aconteceu em março de 1993 na Galeria Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura. Participou de várias coletivas da Associação Cultural Salon D’automne França-Brasil, em parceria com o Instituto Victor Brecheret em São Paulo, de 2013 a 2016. Seus temas são as crônicas de sua própria vida e o olhar contemporâneo de sua cidade.

Alfredo Manhães

Alfredo Manhães nasceu e vive em Macaé, onde atua como professor e pesquisador em Engenharia de Sistemas, Geociências e Planejamento Urbano. Começou a fotografar ainda jovem nos anos 1980, mas ficou quase duas décadas longe das lentes. Em 2016 retomou a atividade fotográfica como hobby e tem se dedicado a registrar imagens de paisagens naturais e urbanas, com destaque para elementos da fauna e da flora.

Jussara Peruzzi

Jussara Peruzzi iniciou sua carreira de repórter fotográfico na década de 90. Atuou em vários jornais locais e regionais inclusive no jornal O Dia. Ainda como fotógrafa Free Lancer atuou na cobertura de eventos para várias grandes empresas, inclusive a Petrobras, onde mais tarde permaneceu como contratada na área de Comunicação.

Leandro Foca

Leandro Foca ressalta que Macaé é a cidade que o acolheu com muito carinho, e onde ele restribui com amor, carinho e respeito. É fotógrafo há sete anos e possui um vasto acervo de fotos preferidas, destacando-se a natureza e o surf. Em 2016 iniciou as fotos de Ensaios & Eventos, declarando a sua gratidão a esta Macaé e a todos que respeitam e admiram o seu trabalho, o que o deixa muito orgulhoso.

Marcelo Machado

Marcelo Machado e macaense, arquiteto, designer de interior, fotógrafo amador e artista plástico. Estudou desenho e pintura na Escola de artes visuais do Parque Lage-Rio de Janeiro; desenho e pintura em Atlanta e Chattanooga-Estados Unidos. Participou de exposição coletiva e individual em Búzios e Macaé – Brasil, e Chattanooga – Estados Unidos. A sua arte é abstrata e usa a tinta acrílica sobre tela com ênfase na variação de cores.

Romulo Campos

Romulo Campos começou a fotografar aos 12 anos acompanhando o pai, Lívio Campos, nos jogos de futebol no Estádio Expedicionário de Macaé. Ele foi o primeiro fotógrafo de Macaé a migrar para a tecnologia digital. Desde cedo enveredou pelos caminhos do fotojornalismo, trabalhando nos principais jornais da região e mais recentemente dedicando-se à assessoria de imprensa na área política. Como jornalista fundou o jornal “Folha Macaense” em parceria com o jornalista Martinho Santa Fé e foi editor do jornal O DEBATE.

Em 2008 lançou o livro Lagoa Imboassica, em parceria com a fotógrafa Claudia Barreto, um alerta sobre a lenta e agonizante morte da principal lagoa macaense e em 2011 o livro Parque Atalaia, também em parceria com Claudia Barreto, sobre um dos mais importantes e bem estruturados parques municipais do interior do Estado.

Dedicado à fotografia e ao jornalismo, Romulo Campos já atuou como assessor de imprensa do Deputado Carlos Minc, do Prefeito Sylvio Lopes, foi Chefe de Gabinete do ex-Deputado Estadual, Glauco Lopes. Também ocupou o cargo de Secretário de Comunicação da Prefeitura de Macaé, Secretário de Gestão e Secretário de Meio Ambiente na gestão do Prefeito Riverton Mussi.


Obras de Jussara Peruzzi, Alfredo Manhães e Leandro Foca