O Pica-pau é amplamente conhecido pela sua extraordinária capacidade de, com seu poderoso bico perfurar vários tipos de madeira, daí o seu nome de Pica-pau. Assim como a Arara, esta é uma ave bela e imponente, especialmente no caso dos machos que, em sua grande maioria, são dotados de uma espetacular crista vermelha, mas apesar de tamanha beleza estes animais são bastante agressivos, e gostam de viver de forma solitária, têm por hábito se recolher ao seu ninho bem cedo e no dia seguinte retomar suas atividades. Sua alimentação se baseia principalmente em larvas de insetos como borboletas e libélulas, e o modo como buscam o alimento é bastante curioso, mas eles também são apreciadores de algumas frutas: a laranja e o mamão.
Para se alimentarem das larvas eles usam a força de seu bico, alargando os pequenos orifícios existentes em árvores, dentro dos quais existem as larvas, então eles adentram o orifício com suas línguas longas e bastante pegajosas, dessa forma trazem para fora a sua refeição. Os pequenos insetos como, as formigas e os cupins também fazem parte de seu curioso cardápio.
O pica-pau busca a sua fêmea para o acasalamento e juntos eles constroem a sua morada, buscam árvores já mortas, que de preferência tenham resistido aos períodos das queimadas, escolhem os galhos que se inclinam em direção ao solo demonstrando seus cuidados com relação ao mau tempo, especialmente aos períodos de chuvas.
Outras aves como o Papagaio, não demonstram preocupação com estes detalhes, mas o pica-pau é bastante cuidadoso, tanto que a entrada de seu ninho é exatamente do tamanho da circunferência de seu corpo, embora isso não evite que outros animais roubem seu ninho em sua ausência, especialmente pelo fato de que muitas aves não têm a competência para fazer as perfurações necessárias à sua instalação em árvores velhas.