O grupo comemora aniversário com o belo espetáculo ‘Café-Com-Leite’ no Teatro Municipal de Macaé, nesta quarta-feira (10)
Enfrentando bravamente os desafios em busca de desenvolvimentos pessoais, e conquistando vitórias e muitas alegrias. Assim, superando obstáculos e vencendo barreiras, o Núcleo de Dança Portadores de Alegria chega aos 19 anos de atividades. O grupo celebra a data com o belo espetáculo ‘Café-Com-Leite’, que acontece nesta quarta-feira (10), no Teatro Municipal de Macaé. A apresentação tem início às 19h30 com entrada franca.
Segundo o Diretor Artístico Edemir Martins, o espetáculo conta com as participações especiais do Coral Talentos do Rei, com a Maestra Andréia de Figueiredo da Silva; e do Grupo de Ginástica Artística do Colégio Castelo, coreografado por Nathália Brito Camacho.
A montagem foi desenvolvida pelos professores Karla Andrade, Mestre Lequinho, Jaunilson Cruz, Isabella Cantarino, Luiz Kamal, Ademir Martins (Direção Artística) e Vania Tolipan (Presidente).
19º Aniversário
O Diretor Artístico Edemir Martins, ressalta que, neste 19º Aniversário do Núcleo de Dança Portadores de Alegria, merece lembrar que o grupo trabalhou diariamente, desde 1.999, tendo artes e esporte como ferramentas em função de ser uma via de conquista da cidadania às pessoas com deficiência. Para esta ocasião, o premiadíssimo núcleo prepara seu habitual espetáculo anual, onde apresenta o resultado do que foi pesquisado durante o período.
“Café-Com-Leite é o título da montagem, transcendendo o “ser e não ser”, o “estar e não estar” da pessoa com deficiência, ampliando a questão para todos nós. O que valemos, ou contamos nós na voz e no ato no momento em que precisa ser lembrado do óbvio: temos direito aos direitos humanos”, frisou Ademir.
“Café-Com-Leite”
Edemir esclarece que “Café-Com-Leite”, através da dança, do teatro e da poesia vai expondo perguntas e questionamentos do que somos de fato no mundo sócio-cultural. O espetáculo passeia pela diversidade de gêneros musicais de linguagem, exatamente para dar um pequeno painel da heterogeneidade cultural em que vivemos.
“Precisamos montar e desmontar esse quebra-cabeças no intuito de ver e participar de uma sociedade em transformação. Afinal, ninguém gosta de ser ‘café-com-leite”, disse.
O início de tudo
Tudo começou com Vania Tolipan participando do Primeiro Fórum de Pessoas com Deficiência, ocorrido em Macaé em 1998, celeiro de importantes frentes de conquistas concernentes à conscientização dos direitos legais, a começar pela oficialização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na área específica da arte-terapia, de acordo com Ademir, as pessoas com deficiência, não só podem, mas necessitam dançar. Necessitam pelo que o movimento corporal proporciona no tratamento e no resgate da saúde psico-física, somado às questões culturais de uma sociedade que, ao tomar posse de seus direitos, se mantém saudável.
Portadores de Alegria
O Núcleo de Dança Portadores de Alegria é uma associação sem fins lucrativos, que tem como finalidade integrar a pessoa com deficiência, através da arte da dança, rompendo as barreiras da discriminação, fazendo dessa atividade instrumento de descoberta do próprio corpo, explorando ao máximo o prazer dessa vivência e suas possibilidades terapêuticas. Estimular através de suas exibições públicas em congressos, simpósios, mostras e festivais de dança, a formação de novos núcleos de filosofia semelhante.
O Núcleo realiza seu trabalho com a multiplicação dessa ideia, estimulando a dança, procurando integrar-se (tornar-se íntegro!) através do lazer; obtendo resultados no desenvolvimento próprio e oferecendo condições para que possam atuar como elementos facilitadores no processo de dignificação das pessoas com deficiência, com suas limitações e potencialidades, no respeito ao direito inalienável de ser diferente.
Desenvolvem atividades, alimentando o processo sócio-educacional das pessoas com deficiência, divulgando e promovendo os seus trabalhos em palestras, simpósios, fóruns, congressos, festivais, boletins ou informativos, mantendo amplo intercâmbio com sociedades similares, nacionais e internacionais. Fundamentalmente, tem-se procurado incluir a pessoa com deficiência, familiares e amigos através de ações que desenvolvam capacidades, disseminem valores e conscientizem a sociedade, a fim de garantir qualidade de vida e seu direito inalienável à cidadania.
A sede da instituição fica na Rua Dr. Júlio Olivier, 93 – Centro. O telefone é (22) 2772-4200 e o email portadoresdealegria@gmail.com.