Marcia Tiburi, do PT, estará neste domingo, dia 23, na Feira Livre e no Mercado de Peixes
As pessoas de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia vão ter a oportunidade de conversar pessoalmente com Marcia Tiburi e conhecer as propostas da candidata do Partido dos Trabalhadores – PT ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. A caravana da campanha chega no domingo, dia 23, às 10h, na Feira Livre do bairro Jardim Caiçara, onde fará corpo a corpo. Na sequência, segue para o Mercado de Peixes, em São Pedro da Aldeia. A previsão de chegada é às 11h30.
Candidata escolhida pelo presidente Lula para assumir o Estado e reerguer todos os municípios do Rio, Marcia, além de ouvir da população suas principais demandas, vai conversar sobre os problemas mais graves que a Região dos Lagos vem enfrentando, como a falta de saneamento básico, de saúde, de segurança e emprego, todos com soluções concretas com as suas propostas de governo.
Contribuir na transição ecológica com foco no saneamento básico é uma delas. Como exemplo, Marcia Tiburi assume o compromisso de despoluir a Lagoa de Araruama, que era um ponto turístico, mas que há mais de 15 anos recebe esgoto clandestino e não recebe atenção do Estado.
Desenvolvimento Econômico – O turismo, outro setor fundamental para a reconstrução do Estado Rio de Janeiro, também é prioridade para Marcia Tiburi. “Vamos qualificar a população regional, além de incentivar o aumento da taxa de permanência e do gasto médio do turismo, com a diversificação dos roteiros, sobretudo culturais. É fundamental que as pessoas conheçam o seu lugar. Quando elas se apropriam de seus espaços, passam a ser multiplicadoras da cultura local e regional. Cabo Frio, por exemplo, é uma referência em moda praia. Em 2016 foram produzidas 5 milhões de peças. Precisamos aproveitar essa potência e transformar não apenas Cabo Frio, mas Búzios e a própria cidade do Rio num eixo de tendência mundial da moda praia. Vamos fortalecer as identidades de todo o interior, tal como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, que têm um grande potencial para a pesca, mas que não possuem um marco regulatório. As colônias de pesca precisam ser valorizadas e terem autonomia.”, disse.
Marcia Tiburi também garante que seu governo vai viabilizar um ponto de cultura em cada município, apoiar a formação técnica e editais na área, além de descentralizar, resgatar e fortalecer os equipamentos públicos de cultura do estado, como o Museu Casa de Casimiro de Abreu, localizado em Barra de São João, que tem uma importância histórica nacional, mas que o estado não cumpre o mínimo acordado com o município, que é o repasse de R$60 mil por ano, apenas. “Vamos também garantir a acessibilidade das pessoas deficientes, bem como da população”, complementa.
Transporte e Estradas – Outra omissão do estado tange a falta de manutenção das estradas. A RJ-140, que liga Araruama a Silva Jardim, está intransitável; a RJ142, conhecida como Serramar, que liga Casimiro de Abreu a Nova Friburgo, está toda esburacada e com mato tomando a pista.
Nesta, também falta a sinalização turística, pois o visitante não consegue conhecer os acessos aos rios Macaé e Lumiar, às localidades históricas como um antigo Quilombo, às pousadas existentes, ou seja, com a mobilidade cerceada, os turistas tendem a migrar para outros lugares. Sem falar que as estradas, nessas condições, dificultam o escoamento dos produtos da agricultura e pesca, setores não menos importantes para a economia regional.
“Vamos investir na infraestrutura de transportes vinculada a seus potenciais impactos sobre o território, atividades econômicas e criação de empregos. Acabaremos com o monopólio dos transportes em cidades como Rio das Ostras e Barra de São João”, declarou Marcia Tiburi.
SAÚDE – Assumir a gestão da saúde do Estado, que hoje está completamente abandonada, é outro compromisso. Como prioridade está a recuperação do Hospital Regional de Araruama e a reativação do Hospital Regional de Barra de São João, onde a população local e também motoristas que trafegam pela Rodovia Amaral Peixoto e precisam de atendimento por conta dos acidentes ficam à mercê da UPA de Tamoios, que funciona precariamente, ou do hospital municipal de Rio das Ostras
EDUCAÇÃO E EMPREGO – Renegociar o acordo de recuperação fiscal para defender os interesses do estado do Rio de Janeiro e retomar os investimentos é uma das primeiras ações do governo da candidata do PT.
“Vamos realizar um plano de obras. A expansão da infraestrutura gera empregos, dinamiza economia local e afeta positivamente a logística e a competitividade do sistema econômico, ao mesmo tempo em que melhora o bem-estar social”, avaliou.
Entre as prioridades estão a reforma e expansão de escolas, em especial as de ensino médio, e FAETECs. Cabo Frio possui apenas duas escolas estaduais; Búzios, uma Faetec, mas que precisa de condições para funcionar plenamente.
SEGURANÇA – Implantar um plano integrado para redução das mortes violentas, protegendo a vida dos cidadãos e dos policiais é uma das propostas do Plano de Governo de Marcia Tiburi. A onda de furtos e roubos é crescente. Rio das Ostras, por exemplo, foi considerada recentemente a cidade onde mais acontecem roubos no estado do Rio.
“Percebemos que não se consegue mais viver com segurança sequer no interior, pois as cidades menores têm recebido pessoas que migram da capital, onde são concentradas as ações espetaculosas como a Intervenção Federal e as UPPs. Vamos ampliar a coordenação entre as polícias, priorizando ações de inteligência, tecnologia e informação de qualidade para a prevenção e a repressão dos delitos nos diversos municípios. Faremos o modelo de polícia de aproximação, repactuando as relações entre polícias e comunidades, incluindo Cabo Frio, que abriga o 25º Batalhão da PM, responsável pela cobertura de sete municípios”.
O compromisso com a valorização dos trabalhadores da segurança, protegendo e incentivando-os por meio de formação continuada, planos de cargos e salários decentes e equipamentos adequados também está entre as propostas.