Em seu discurso, Milei enfatizou o papel do Estado em garantir a liberdade e a justiça para todos os cidadãos, mencionando a Constituição Nacional que determina a garantia dos benefícios da liberdade para todos os habitantes da nação

O Presidente da Argentina, Javier Milei, proclamou nesta segunda-feira (22) o ano de 2024 como o “ano da Defesa da Vida, da Liberdade e da Propriedade”. A declaração foi feita por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da República Argentina, ressaltando esses três pilares como fundamentais para a nação.

Milei, ao fundamentar sua decisão, remeteu a documentos históricos como a Declaração de Direitos da Virgínia de 1776 e a Constituição Nacional Argentina de 1853. Ele destacou a importância de tais documentos na formação dos princípios democráticos e liberais que rege sua administração. Em seu discurso, Milei enfatizou o papel do Estado em garantir a liberdade e a justiça para todos os cidadãos, mencionando a Constituição Nacional que determina a garantia dos benefícios da liberdade para todos os habitantes da nação.

O presidente argentino também abordou temas relacionados ao liberalismo e ao libertarianismo, citando Alberto Benegas Lynch, uma figura influente em seu pensamento político. Milei reiterou sua visão de um liberalismo baseado no respeito ao projeto de vida dos outros, na não agressão e na defesa dos direitos à vida, à liberdade e à propriedade. Ele argumentou que estas são as bases para a propriedade privada, mercados livres de intervenção estatal, livre concorrência, divisão do trabalho e cooperação social. Este anúncio segue seu recente discurso no Fórum de Davos, onde Milei destacou os benefícios do capitalismo e alertou sobre os riscos do coletivismo.