Celio Junger Vidaurre

            A criação do Partido Comunista, em março de 1922, teve como objetivo principal promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela sociedade socialista. O congresso de fundação do PCB realizou-se em Niterói, reunindo alguns poucos operários e intelectuais do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Quase todos os fundadores haviam iniciado sua militância política nos meios anarquistas e só se converteram realmente ao comunismo em face da vitória da Revolução Russa em 1917.
            Apesar da pouca repercussão do congresso de fundação, três meses depois, o Governo do Presidente Epitácio Pessoa colocou o partido na ilegalidade. Aliás, foi nessa condição que o partido passaria a maior parte de sua existência. Nesse tempo, já em janeiro de 1927 o PCB recuperou a legalidade e formou o BLOCO OPERÁRIO, porém, em agosto voltava a ser ilegal. Foi quando o partido enviou à Bolívia seu Secretário Geral, Astrogildo Pereira, homem de grande equilíbrio, morador de Niterói e filho de Rio Bonito, para conversar com o gaúcho Luiz Carlos Prestes, que lá estava exilado, já sem qualquer exercício de sua Coluna Prestes, criado para combater o governo de Arthur Bernardes,1922/1926. Prestes conseguiu grandes nomes da vida brasileira para marcharem ao seu lado na Coluna.
           A aliança proposta por Astrogildo foi rejeitada por Prestes, então, com enorme prestígio militar e político, valendo-se do título que havia adquirido como o CAVALEIRO DA ESPERANÇA. Prestes transferiu-se em 1928, aos 30 anos, para a Argentina, onde foi trabalhar como engenheiro, quando estudou  o marxismo e aderiu ao socialismo, travando contatos com importantes líderes comunistas. Mas, sempre assediado por seus antigos companheiros a fim de juntar-se ao apoio à candidatura de Getúlio Vargas contra Julio Prestes em 1930. Clandestinamente, teve vários encontros com Vargas, sem, contudo, chegaram a um acordo. Getúlio, com suas artimanhas políticas, conseguiu que quase todos integrantes de relevância da Coluna Prestes ficassem ao seu lado para tomar o poder em 1930. 
           Em 1931, Prestes foi morar na União Soviética a convite daquele país. Ali foi aceito como membro do PCB e decidiu promover uma revolução armada no Brasil já ao lado de sua mulher Olga Benário. O casal ao chegar ao Brasil manteve-se na clandestinidade.Prestes esteve diretamente envolvido na INTENTONA COMUNISTA  em 1935. Todavia, terminou em grande fracasso em face do controle exercido pelo governo Vargas que, jamais, deu trégua ao casal. Prestes e Olga foram presos em 1936 e ele ficou recolhido por quase 10 anos. Foi solto em 1945 após Vargas decretar anistia e libertar os presos políticos de seu governo. Solto, orientado por Moscou, aderiu à Campanha Queremista, um movimento político surgido espontaneamente nas classes e que exigia a continuidade de Vargas no poder. Foi eleito Senador pelo PCB, mas teve seu mandato cassado pela repressão aos comunistas do governo Eurico Gaspar Dutra.
            Na verdade, como todos os outros partidos, no PCB nada, jamais foi diferente. Pela sigla passaram grandes nomes do cenário político brasileiro, devendo destacar, entre outros, Astrogildo Pereira, Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Modesto da Silveira e João Saldanha. Infelizmente, , vários simpatizantes de Prestes e do PCB tornaram-se no decorrer do tempo, grandes oportunistas, corruptos e milionários. Muitos adotaram, às suas siglas, as que substituíram o PCB, as marcas de verdadeiros ditadores, pois, não passaram e não passam a direção partidária para nenhum correligionário.
           Pior, muitos ainda continuam  adotando tais procedimentos. É dura essa realidade, além de antidemocrática, é absurda, mil vezes absurda. Ainda bem ter ficado a lembrança de um dos mais respeitáveis e dignos políticos que o Partidão teve em suas fileiras: AFONSO CELSO NOGUEIRA MONTEIRO, o eterno Afonsinho, que pagou tributo muito caro por suas posições firmes, coerentes e dignas. Sempre foi linha reta nas atitudes.

JÁ NÃO SE FAZ COMUNISTA COMO ANTIGAMENTE!