Deputado do PL publicou vídeo contra o presidente
Nesta terça-feira (25), uma ação foi movida contra o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) pelo deputado Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara, no Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo foi um vídeo em que críticas foram direcionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gravado em 21 de julho.
Na ocasião, Lula foi chamado de “bandido, ladrão e descondenado” por Zé Trovão, ao comentar uma declaração do presidente sobre pessoas presas por roubar “um pãozinho”.
– O fim dos seus tempos está próximo, Lula, e você será retirado da cadeira e devolvido à cela que nunca deveria ter deixado. O resto da sua vida deve ser passado atrás das grades. E não apenas você, mas todos aqueles que o acompanham, pois bandido (…) Bandido bom é na cadeia ou morto. Deixo aqui meu recado e meu repúdio a essa fala desse porco nojento – afirmou.
Embora Zé Trovão tenha excluído o vídeo do Instagram, Zeca Dirceu protocolou a representação junto ao STF. O líder petista entende que as declarações representam “conduta de evidente violência e intolerância democrática” e constituem uma “grave ameaça contra a vida do presidente”. Para o deputado, trata-se de um “discurso e performance que além de incitar, incentiva e legitima sentimentos de ódio e ações violentas, expressando ainda o desejo do Representado pela morte do Presidente da República”.
Por portal Novo Norte