Flashes dos eventos anteriores do Encontro Internacional de Escritores do Mercosul - Foto: Divulgação

Acontece nesta terça-feira, 21 de setembro, a abertura oficial do XIV Encontro Internacional de Escritores do Mercosul na Argentina. Em virtude da pandemia, o evento será virtual, mas com sede na cidade de Gualeguauchú (Entré Rios/Argentina).

Abordando nesta edição o tema “Unidos pela Palavra Escrita”, o congresso conta com a participação de 60 escritores dos países que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Paraguai – República do Uruguai), destacando-se as macaenses, a promoter Carmen Lúcia Moura de Sousa, e a poeta Sandra Oliva Whaytt, que já estiveram presentes nas edições anteriores.

Outro participante especial é o escritor Carlos Eduardo Sosa Ortiz, autor de novelas e já conhecido pelos macaenses, pelo lançamento de seu livro e estando nas vitrines das grandes livrarias da cidade.

Tendo estreado no cenário literário internacional em setembro de 2007, idealizado por Zulma Nicolini Rollano, Presidente, e pelo Dr. Héctor Luiz Castillo, Vice-Presidente da Sociedade Argentina de Escritores (SADE) – Filial Gualeguaychú, o Congresso de Escritores está completando 14 anos. Desde então vem se reafirmando como um dos principais encontros literários do Mercosul, principalmente para autores inéditos que buscam se firmar no cenário nacional e extrangeiro.

Carmen Lúcia é a Assessora de Comunicação e fotógrafa oficial na divulgação do evento que acontece em Gualeguaychú (Entré Rios/Argentina).

Merece destacar ainda a participação brilhante do Presidente do Congresso, Dr. Ernesto Fernández Nuñez (Vice-Presidente da Sociedade Argentina de Escritores), além das Presidentes Honorárias, Drª Alicia Maria Zorrilla e Drª Olga Fernández Latour, Presidente da Academia Argentina de Letras, e da Secretária, Prof. Maria Eugenia Faué.