A rede social X, de Elon Musk, conseguiu voltar a operar no Brasil após implementar uma solução tecnológica para contornar os bloqueios impostos pelas operadoras de internet. A plataforma utilizou o “proxy reverso”, redirecionando o tráfego de seus usuários para os servidores da Cloudflare, uma empresa renomada que otimiza e protege diversos sites, incluindo serviços governamentais.
Essa estratégia tornou difícil para as operadoras bloquearem a rede social sem afetar outros serviços importantes no Brasil, como sites governamentais e de grandes empresas, que também dependem da Cloudflare. Bloquear a infraestrutura da Cloudflare causaria impacto em vários setores, tornando a medida judicial inviável.
Além de proteger o X de bloqueios, a tecnologia da Cloudflare melhora o desempenho da rede social e permite que ela se adapte rapidamente a novas tentativas de restrição, tornando o bloqueio por DNS ineficaz. Especialistas afirmam que essa camada extra de segurança garante que a rede social continue acessível no país.
A migração para a Cloudflare não é exclusiva da rede social de Musk. Outros serviços, incluindo portais governamentais como o gov.br, também usam a tecnologia para se protegerem de ataques e assegurar a continuidade de seus serviços na internet. Isso demonstra o papel crucial que a infraestrutura da Cloudflare tem desempenhado na manutenção da segurança e funcionamento de serviços digitais essenciais.
Com informação do Hora Brasilia.