Candidato ao Governo do Estado pelo PSC fez campanha em Macaé e Quissamã
O ex-juiz federal Wilson Witzel, candidato ao Governo do Estado pela coligação “Mais ordem, mais progresso” (PSC/PROS), esteve nesta segunda (17) realizando campanha eleitoral no Norte Fluminense. Começou o dia com uma caminhada e panfletagem em Campos dos Goytacazes. De lá seguiu para a cidade de Quissamã, onde se encontrou com eleitores e depois fez caminhada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro de Macaé. Por fim encerrou sua agenda visitando a redação do jornal O DEBATE onde concedeu entrevista exclusiva ao periódico.
“Precisamos acabar com a dependência da indústria do petróleo. Até 2022, o Rio pode ter investimentos em torno de R$ 100 bilhões se atrairmos para cá a indústria alimentícia, a calçadista e a de transformação. Além de resolver o problema da segurança pública para fomentar o turismo, vamos abrir essas novas frentes de atuação e montar uma espécie de ‘portfólio de investimentos’ a ser apresentado ao capital estrangeiro”, disse.
Wilson Witzel comentou sobre a importância de Macaé no cenário econômico para o Estado do Rio. “Depois da crise, a indústria do petróleo saiu de Macaé, deixando muitos pais de família desempregados. A solução para o reaquecimento da indústria é a exploração dos poços maduros de petróleo e isso será estimulado na nossa gestão. Macaé é uma cidade muito importante economicamente para o nosso estado”, afirmou Wilson.
Perguntado sobre a população estar desacreditada da política, o candidato ponderou que é preciso dar oportunidade a um novo nome: “Eu nunca fui político. Deixei de ser juiz para me oferecer à população como alternativa para resgatar o Rio da corja que faliu o nosso estado. Conversando com as pessoas, sinto que elas estão descrentes em relação à política. Não veem esperança para o estado, não têm transporte, educação, saúde de qualidade. Sofrem com a violência. Todas estas áreas estão abandonadas pelo governo. Fechando a torneira da corrupção, teremos dinheiro para investir no que a população precisa e fazer a diferença”, disse o ex-juiz federal.
O candidato assumiu ainda o compromisso de garantir mais consultas para acabar com a fila nos hospitais: “Vamos oferecer 500 mil consultas por mês, com especialistas, para que a população possa ser atendida de maneira rápida e eficaz em todo o estado. Nós vamos completar o valor da tabela do SUS e dar dignidade para as pessoas”, disse o candidato, que completou sobre sua proposta na área de segurança pública: “O nosso projeto para a segurança pública prevê uma Polícia Civil mais investigativa e uma Polícia Militar mais combativa. Assim vamos devolver para essa população a tranquilidade que ela merece”.
Wilson Witzel
É doutorando em Ciência Política, mestre em Processo Civil e professor de Direito Penal Econômico há mais de 20 anos, tendo passado por instituições como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É casado e pai de quatro filhos.
Nascido em Jundiaí, aos 19 anos mudou-se para o Rio, onde foi fuzileiro naval e defensor público. Ingressou na magistratura em 2001 e foi juiz federal por 17 anos, atuando em varas cíveis e criminais, inclusive no combate ao crime organizado. De 2014 a 2016, Wilson exerceu o cargo de presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes). Deixou a magistratura e filiou-se ao PSC no dia 2 de março de 2018.