Depois de muitos meses de rumores, o WhatsApp finalmente lançou nesta quinta-feira (18) a sua versão para pequenas e médias empresas na Play Store. A nova ferramenta se chama “WhatsApp Business” e permite que empresas criem perfis profissionais para entrar em contato com seus clientes no mensageiro.
A intenção da desenvolvedora é eliminar a estranheza que é conversar com um estranho no WhatsApp sobre assuntos comerciais. Além disso, ter contatos comerciais no WhatsApp significa que você não pode compartilhar muita coisa no Status caso não queira misturar sua vida profissional com a pessoal. O WhatsApp Business permitirá que os donos de pequenos negócios criem perfis profissionais de verdade e ainda trará alguns recursos pensados especificamente para esse novo tipo de usuário.
O perfil empresarial, por exemplo, poderá ser acompanhado de informações como descrição das atividades comerciais da empresa, email, endereço físico e website. Será possível preparar respostas prontas para perguntas frequentes, evitando que você tenha que digitar sempre o mesmo texto quando algum cliente novo aparecer. Perfis profissionais ainda receberão estatísticas de leitura de suas mensagens e poderão utilizar o WhatsApp Web normalmente.
Com tudo isso, os clientes saberão que estão se comunicando com uma empresa e não com um número de telefone estranho. Eventualmente, o mensageiro passará a autenticar essas contas, bem ao estilo Twitter e Facebook, para dar mais confiabilidade ao recurso e evitar que perfis falsos se propagem.
Os usuários não precisarão fazer nada para começar a se comunicar com empresas no WhatsApp. Além disso, eles poderão bloquear contas comerciais ou reportá-las como propagadores de spam da mesma forma que fazem com perfis tradicionais atualmente.
“Mais de 80% dos pequenos negócios no Brasil e na Índia usam o WhatsApp atualmente para se comunicar com seus clientes”
O WhatsApp informa que mais de 80% dos pequenos negócios no Brasil e na Índia usam o WhatsApp atualmente para se comunicar com seus clientes, mas esses dois países — provavelmente os maiores mercados para o WhatsApp Business — ainda não podem usar a ferramenta.
O download e uso do WhatsApp Business só está liberado no momento na Indonésia, na Itália, no México, no Reino Unido e nos EUA. Nas próximas semanas, o mensageiro afirma que fará o lançamento para o restante do mundo, mas ainda não temos uma data concreta confirmada.