Mobilização terá segurança pública como tema prioritário a ser discutido com o Estado
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve criar a Frente Parlamentar em Defesa do Interior, mobilização legislativa que visa apresentar e discutir com o governo do Estado, pautas sensíveis ao cotidiano dos milhões de habitantes das cidades do Norte e Noroeste Fluminenses.
E o deputado macaense Welberth Rezende (PPS) está cotado para liderar a Frente. Em sessão plenária na Alerj, o parlamentar apontou que a segurança pública deve ser o tema prioritário nas discussões que serão propostas ao governador Wilson Witzel (PSC), através de um pacto pelo desenvolvimento do interior.
“A segurança pública é um ponto sensível a todos os municípios do interior. Mesmo com a presença dos batalhões da Polícia Militar e das Delegacias Legais da Polícia Civil, o atual modelo de gestão, que privilegia a região da Grande Rio, acaba reduzindo o poder de ação das forças de segurança dos municípios considerados ricos do interior, e por isso sofrem grande influência do crime organizado”, disse Welberth.
O parlamentar explicou que a elevação dos índices de criminalidade do interior representa a expansão da força do crime organizado, que passa a sobrepor as atividades econômicas que geram emprego e renda nas cidades do interior.
“A insegurança ronda os moradores do interior, tanto em suas cidades, quanto no percurso até a Capital. Precisamos participar das discussões sobre a nova gestão deste setor, para demonstrar junto ao Estado que as cidades do Norte e Noroeste Fluminense encaram desafios muito semelhantes ao da Capital”, defendeu o parlamentar.