O objetivo do programa é ensinar os alunos a planejar e executar projetos, por meio da aplicação de metodologias utilizadas no mundo corporativo

Programa “Gestão de Projetos” é uma parceria com a Junior Achievement Rio de Janeiro

Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Matias Neto, no Centro, receberam 34 voluntários da Ocyan nessa semana para uma atividade do programa “Gestão de Projetos: Habilidades para a Vida”, que faz parte da parceria com a Junior Achievement Rio de Janeiro (JA), na Trilha Ocyan.

O objetivo do programa é ensinar os alunos a planejar e executar projetos, por meio da aplicação de metodologias utilizadas no mundo corporativo. “Os voluntários puderam explicar sobre a importância de um bom planejamento, de manter uma comunicação efetiva entre as equipes, sobre as características e o papel do gestor e análise de riscos, entre outros pontos’, explica Jocelina Valle, especialista em Responsabilidade Social da Ocyan.

Os voluntários puderam, ainda, falar um pouco sobre as respectivas experiências ao longo de suas carreiras, de uma forma mais informal, o que possibilitou um maior engajamento dos alunos. Os estudantes foram desafiados a desenvolver e colocar em prática um pouco do que aprenderam e ao final, receberam feedbacks dos voluntários. Danniel Peixoto, de 16 anos, destaca sua participação.

“Nunca pensei que eu me encaixasse no perfil de liderança, achei que eu não fosse capaz. Com o programa, percebi que tenho o perfil e posso trabalhar em cima disso”. Para Daniely Barreto, de 17 anos, o programa ajudou muito. “Quando participamos de um programa como este, que nos prepara para o mercado de trabalho, é muito bom. Agora, já entendemos como gerenciar um projeto, estamos um passo à frente”, comemora.

O projeto Trilha Ocyan é uma parceria da empresa com a Junior Achievement Rio de Janeiro. Durante todo o ensino médio, os alunos participam de programas pontuais que contribuem para a capacitação profissional dos estudantes por meio de atividades e conceitos teóricos de diferentes temas. Somente em 2018, a ação impactou mais de 1.100 jovens e envolveu 75 integrantes voluntários da companhia. “Essa foi a última visita do ano nos colégios estaduais. Estamos atuando com a Junior Achievement Rio de Janeiro desde o ano passado e, em 2020, completaremos o ciclo com mais dois programas em escolas estaduais, de Macaé e Rio de Janeiro, onde estão as nossas bases”, finaliza Jocelina.