As aulas na rede municipal começam na segunda-feira (5 de fevereiro) para cerca de 40 mil alunos das escolas. O fim do ano letivo foi no dia 20 de dezembro. Já a recuperação será oferecida de forma paralela durante o ano letivo, não havendo previsão de período específico.
Para melhor organizar o primeiro semestre letivo vai acontecer na sexta-feira (2 de fevereiro) reunião pedagógica em todas as escolas. Cada unidade de ensino irá promover a programação de forma autônoma conforme agenda de trabalho.
Para fevereiro também estão previstos encontros entre as equipes gestoras e técnicos da Secretaria de Educação. A oportunidade servirá para apresentar o desempenho do ano letivo de 2017 e estratégias para 2018. A proposta é obter êxito no processo de aprendizagem.
Datas
O ano letivo contará com diversas programações junto aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. O cronograma será iniciado em março com a realização do II Festival de Dança Estudantil Indígena, previsto para o dia 19. O dia 25 será marcado pelo Viva Escola.
Os professores e estudantes terão na agenda de maio os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem) Corfebol, Mostra de Artes Negras e audição para o III Festival de Música. O recesso escolar será entre os dias 11 a 26 de julho e o desfile cívico no dia 29. Já no mês de agosto haverá Literarte nas escolas, entre os dias 20 a 31 e Jeem-Xadrez no dia 29.
No mês de setembro haverá desfile cívico-militar no dia 7, Viva Escola Viva no dia 12, Feira das Ciências de Macaé (Fecimac) no dia 20 e II Mostra Carugango. No mês de outubro, os alunos participarão da II Semana da Criança, nos dias 3 e 4, III Encontro de Bandas Escolares, previsto para o dia 18 e Jeem Atletismo, no dia 24.
Já o mês de novembro contará com o Jeem Serra, no dia 15, Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) entre os dias 22 a 24. No dia 23 haverá o II Festival de Dança Estudantil Africana e Afro-brasileira. Encerrando o ano letivo, serão promovidos os Jogos Coletivos, entre os dias 1 e 8.
Macaé segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao prever que a Educação Básica seja organizada com a carga horária mínima anual de 800 horas por no mínimo 200 dias letivos. A proposta é realizar atividades regulares nas salas de aula, programações didático pedagógicas constantes no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e eventos previstos pela Secretaria Adjunta de Educação Básica.
Se necessário, o calendário poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica.