Falso site de leilões utiliza o nome do Detran-RJ para aplicar golpes em quem quer comprar carros e motos - Divulgação

Departamento de Trânsito (Detran) denuncia a falso site e já solicitou a retirada do endereço do ar, além da investigação dos criminosos

O Detran-RJ alerta para um falso site de leilões de carros e motos que está usando o nome do departamento para aplicar golpes em várias pessoas. O site tem fotos de veículos seminovos, que estariam sendo leiloados com preços bem abaixo do valor de mercado. A vítima se cadastra e acaba entrando num falso leilão.

De acordo com levantamento feito pelo Detran-RJ, o site falso é de São Paulo. A polícia já está investigando o caso, mas o site ainda não foi tirado do ar.

Uma empresária de Macaé, conta que caiu num golpe e que perdeu quase R$ 90 mil num falso leilão após realizar a suposta compra de dois veículos para a empresa de depósito de bebidas que fica localizada no bairro Sol Y Mar.

“Sou uma pessoa extremamente desconfiada para compras na internet. Verifico tudo. Mas, assim, por ser aparentemente um site do Detran, e é o mesmo endereço, eu acreditei que fosse confiável, mas não é só isso. A quantidade de detalhe que tem no site, tem edital, eu li o edital. Cada carro tem a descrição do carro, eu li várias descrições. Se o carro tem problemas, se o carro não tem a chave disponível, se o carro está amassado. Eles pedem identidade e CPF só, mas eles pedem um prazo para aprovar esses documentos. Então, eles recusaram vários lances, o fato deles recusarem lances também te faz acreditar que aquilo é real. E nessa eu perdi quase R$ 90 mil. E o mais impressionante, o site continua em atividade e ninguém faz nada, continua”, reclamou a empresária, que prefere não ser identificada.

O Detran-RJ afirma que os sites são muito bem feitos e trazem inclusive o logotipo do Detran. Têm ainda fotos e várias informações em detalhes sobre os veículos, certificação de autenticidade falsa e dizem até que o IPVA de 2020 está pago. Os golpistas agem como se fosse realmente um site de leilão.

“Muitas das pessoas lesadas procuraram o Detran, que por sua vez comunicou o golpe, à polícia. Até agora, o site, que segundo levantamento do órgão é de São Paulo, não foi retirado do ar, embora a polícia de lá já tenha sido comunicada. O Detran, em sua página oficial, alertou sobre o falso leilão e dá dicas para que ninguém caia nesse golpe. É importante pesquisar bem.O Detran do Rio não possui plataformas específicas para realização de leilões”, disse Thaysa Rocha, presidente da Comissão de Leilão do Detran-RJ.