A Prefeitura de Macaé, através da gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria Executiva de Atenção Básica, realizou na manhã desta segunda-feira (10), mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, desta vez no Parque Valentina Miranda. A iniciativa faz parte das ações estratégicas de controle da dengue, zika e chikungunya.

Ao longo do ano a Vigilância Ambiental vem intensificando suas ações por meio dos mutirões, inclusive com a parceria de diversos órgãos. O trabalho é realizado em diferentes bairros e localidades do município, através de medidas de prevenção e combate ao mosquito.

Nesta segunda os agentes de endemia percorreram o bairro, vistoriando casas, comércios e ruas, com objetivo de identificar possíveis focos e eliminá-los. Além do combate direto, foram feitas ações preventivas, como distribuição de material informativo e orientação aos moradores, para que seja efetivada uma ação conjunta, para que os mesmos possam vistoriar suas casas.

A supervisora de campo, da Vigilância Ambiental, Rosinei Costa, que atuou na região, reforça a importância do mutirão e da população receber os agentes em suas residências. “Através dos mutirões atendemos um maior número de munícipes, com foco em eliminar o máximo de criadouros que possam vir a ser risco para que os mosquitos se proliferem”, frisou.

Para o supervisor, Tiago Dias, que acompanhou a equipe, é fundamental a população fazer semanalmente uma vistoria criteriosa em seus imóveis. “Nesta ação de hoje coletamos alguns focos, principalmente em ralos e tonéis utilizados para armazenar água”, pontuou, acrescentando que é preciso lavar os depósitos com esponja e sabão e nos ralos colocar água sanitária.

O gerente da Vigilância Ambiental, Julinho Antunes, lembra que o cronograma de ações segue ao longo da semana. “Além do combate ao Aedes, com mutirões e pulverização com carro fumacê, estamos intensificando o trabalho de controle de pernilongo (culex), nos principais canais da cidade”, disse.

O mutirão de combate ao Aedes, segue nesta terça-feira (11), na Virgem Santa (Quinta da Boa Vista), na quarta-feira (12), no Lagomar haverá o projeto Arboclima, que procede a implantação de ovitrampas para pesquisa entomológica, na quinta-feira (13), Aterrado do Imburo e sexta-feira (14), Imboasica.

Já o carro fumacê passará na Nova Esperança na terça-feira (11) às 5 horas e na Ajuda de Baixo na quinta-feira (13) também às 5 horas. O trabalho de controle do mosquito Culex, também conhecido como pernilongo, será realizado no Canal Campos/Macaé I,II,III; no Canal da Rua 62 – Parque Aeroporto e Canal Sol y Mar durante toda a semana.

Cuidados

Para eliminar o Aedes aegypti, é importante manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, guardar pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, colocar areia nos pratos de vasos de planta, fechar bem os sacos de lixo e não acumular entulhos e sucata.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.