Após ignorar as ordens iniciais, a aeronave interceptada foi forçada a aterrissar em uma pista de terra, mediante a execução de tiros de aviso pela FAB.
A Força Aérea Brasileira (FAB), em operação conjunta com a Polícia Federal (PF), interceptou nesta segunda-feira (29) uma aeronave que realizava um voo não autorizado na região de Boa Vista, Roraima, a cerca de 110 quilômetros da capital. O avião, um Cessna 182, foi detectado na Zona de Identificação de Defesa Aérea, sobrevoando áreas sensíveis, incluindo a Terra Indígena Yanomami. Para garantir o pouso da aeronave, a FAB efetuou rajadas de tiros de advertência.
A operação contou com a utilização de aeronaves E-99, R-99 e A-29 Super Tucano da FAB, além do suporte terrestre. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo estabelecido para as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, que inclui procedimentos para aeronaves suspeitas. Após ignorar as ordens iniciais, a aeronave interceptada foi forçada a aterrissar em uma pista de terra, mediante a execução de tiros de aviso pela FAB.
Continua após a publicidade
No solo, a equipe de segurança da FAB, auxiliada por um helicóptero H-60 Black Hawk e militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista, juntamente com agentes da PF, realizou a apreensão da aeronave. Contudo, o piloto conseguiu fugir do local após o pouso. As investigações prosseguem para apurar as circunstâncias e a finalidade do voo não autorizado, bem como identificar e capturar o piloto foragido.
Veja o vídeo: