A festa regulamentar é anual e acontece sempre próxima à data comemorativa ao santo padroeiro das obras de caridade, dia 27 de setembro
Objetivando celebrar a festa regulamentar em louvor a São Vicente de Paulo, os vicentinos da Conferência Nossa Senhora da Glória, participaram da programação ocorrida neste domingo (29), na Paróquia de São Vicente de Paulo, em Rio das Ostras. O evento reuniu membros dos conselhos particulares – o da Sagrada Família e o de Macaé, que abrange as conferencias de Rio das Ostras, Carapebus, Casimiro de Abreu e Macaé. A festa regulamentar é anual e acontece sempre próxima à data comemorativa ao santo padroeiro das obras de caridade e patrono da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), dia 27 de setembro.
Durante a programação, a banda da Guarda Municipal de Itaboraí apresentou um repertório de músicas famosas e hinos. Houve ainda, palestra, orações e aclamações aos confrades (homens) e consócias (mulheres). “Estivemos celebrando a festa regulamentar atual de São Vicente de Paulo, aclamando os confrades e consócias que foram proclamados em suas respectivas conferencias desde a última festa regulamentar até esta. Eram aspirantes e se tornaram efetivamente vicentinos. Eles foram apresentados à sociedade vicentina diante de todas as conferencias participantes dos Conselhos Particulares Sagrada Família e de Macaé”, explicou o coordenador da Conferencia de Nossa Senhora da Glória, Ewerton Silva.
A vida de São Vicente de Paulo foi abordada em palestra ilustrativa proferida pela ex presidente do Conselhos Particular Sagrada Família, Rosa Canuto e contou com a participação do atual presidente, Reginaldo Ferreira.
Quem foi Vicente de Paulo
Vincent de Paul nasceu em 24 de abril de 1581, em Paris e faleceu em 27 de setembro de 1660. Foi um sacerdote católico francês conhecido por suas caridades e declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Inspirou a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) que tem desenvolvido atividades de assistência e de cunho social para centenas de pessoas socioeconomicamente desfavorecidas. A SSVP, conhecida como “Vicentinos” já existe no Brasil há mais de cem anos. No Vicariato Litoral, tem desempenhado um trabalho de cunho sócio espiritual.
O trabalho voluntário consiste em levar, em primeiro lugar, o amor de Deus, através da Palavra. Somado a isso são feitos atendimentos com entrega de cestas básicas de alimentos, remédios, roupas usadas, cobertores, reforma e construção de casas, doações de enxoval para bebês, de berços e de camas e até passagens interurbanas, entre outras, para quem precisa.