Premiação realizada pela FURG esse mês levou o nome do professor Francisco Esteves
Um reconhecimento que ganha proporção nacional. O Vice-diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), Professor Francisco Esteves, foi homenageado recentemente pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com a criação de um prêmio que leva o seu nome.
A entrega do prêmio ocorreu na no início do mês, durante o VI Seminário sobre Estudos Limnológicos em Clima Subtropical (VI SELCS), em Rio Grande (RS). Ele foi instituído na edição de 2018 para estimular a produção científica de alunos de graduação e pós-graduação, e recebe o nome do eminente pesquisador e educador brasileiro Francisco Esteves pelos serviços prestados à Limnologia brasileira. O próprio professor entregou o prêmio ao melhor manuscrito submetido ao evento, após a palestra “A Limnologia que precisamos no século XXI”, que encerrou as apresentações científicas no evento, no dia 8 de novembro.
Durante a cerimônia, Esteves recebeu ainda outra homenagem surpresa realizada por profissionais da sua área de atuação, oriundos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A homenagem recebida pelo vice-diretor do NUPEM/UFRJ demonstra a relevância, o pioneirismo e o impacto científico, social e ambiental de seu trabalho, realizado ao longo de cerca de 30 anos na área de Limnologia, além dos relevantes serviços prestados à Região da Bacia de Campos, à educação e pesquisa no Brasil e no exterior.
O NUPEM/UFRJ, em nota, parabenizou o professor Francisco Esteves por este reconhecimento e “se orgulha por ter sido fundado por um educador e pesquisador visionário e comprometido com uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável”.