Elaborei algumas sugestões para encaminhar aos vereadores e prefeitos eleitos em 2020 na perspectiva de que algum deles pudesse se interessar por uma ou mais dessas propostas para implantação em suas cidades. São apenas sugestões mesmo, já que alguns me devolvem a mensagem pedindo projetos ou “propostas concretas”.
Após a elaboração, acessei os sites das câmaras municipais das cidades com mais de cem mil habitantes. E aí surgiram diversas dificuldades em encontrar os emails dos vereadores.
Em alguns sites não foi possível localizar email de nenhum deles. E, quando tem, a grande maioria está em links escondidos que, para localizá-los, precisam ser “zapeados” bastante.
Por isso, a sugestão seria para que o link da relação completa dos vereadores seja padronizado à direita na barra de ferramenta superior, de forma destacada, por exemplo, com uma cor diferente, já que nada é mais elementar numa câmara municipal do que o próprio vereador.
No município, o cidadão é o núcleo do sujeito. E ele deveria estar em primeiro lugar na atenção dos seus representantes. Pela praticidade, alguns sites poderiam servir de referência. Destacam-se os de Medianeira/PR, Paragominas/PA, São José de Ribamar/MA, Sacramento/MG, Redondo/RS, que era o mais prático de todos. Esta, a única cidade que relacionava os contatos dos vereadores de forma visível na página principal. Agora, é Santo Antônio de Pádua/RJ.
Resolvido isso, seria preciso atualizar com brevidade os contatos dos novos vereadores sempre que houver renovação ou alteração. Também, deveria ser aumentada a quantidade de caracteres nos formulários destinados às ouvidorias já que muitas câmaras limitam demasiadamente a quantidade, o que não permitem a exposição mínima de uma proposta.
Presumidamente, com acesso facilitado, chegariam muitas mensagens desnecessárias e algumas inconvenientes. Mas, no bojo delas poderiam surgir ideias relevantes, que os vereadores poderiam adequá-las às peculiaridades da sua cidade.
Em muitos sites constam apenas o perfil do vereador ou somente a foto, ampliável. Não parece proposital e nem é justo que aqueles que lutam tanto e prometem muito estarem ao lado do povo, caso eleitos, não permitam publicidade do seu e-mail, contato mais prático na atualidade. Muitas câmaras colocam apenas os “jurássicos” telefones para participação do cidadão. Todos os meios de contato devem ficar disponíveis de forma clara.
Como são fiscais das atividades da Prefeitura, também deveriam cobrar das prefeituras que colocassem as secretarias municipais de educação com destaque semelhante nos respectivos sites das prefeituras. Isso reforçaria a importância dada à Educação, uma vez que, em dicotomia absurda, essas secretarias são as mais dificultosas ao acesso
Pedro Cardoso da Costa / Interlagos/SP