Depois do reconhecimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pela atuação dos conselhos escolares das 106 escolas municipais, a rede municipal promoveu nesta quarta-feira (4), a última etapa do concurso “A escola é nossa. Conselhos Escolares em ação”. A programação, que destacou a produção de desenho colorido para a categoria de Educação Infantil e slogans com logomarca com alunos do Ensino Fundamental e Médio, realizou passeio histórico cultural para cerca de 40 alunos do 1º ao 5º ano, e professores participantes.
A ocasião foi marcada por visitas nos turnos da manhã e tarde a locais que destacam a importância histórica e turística de Macaé, como praça Washington Luiz, Palácio do Legislativo Dr Cláudio Moacyr de Azevedo (antiga Câmara Municipal), ruas da área central, Solar dos Mellos, Imbetiba, Mercado de Peixes, além da Rua da Praia.
Alunos que já receberam troféus produzidos pela equipe de robótica do programa #InovareAprender, durante o Encontro Municipal de Conselheiros Escolares, tiveram a chance de conhecer pontos turísticos através do projeto “Desvendando Macaé”. A iniciativa conta com a parceria das secretarias de Educação, Cultura e Turismo, visando apresentar roteiros históricos culturais. Acompanhados pelo memorialista Rubem Pereira e a turismóloga Grazielle Heguedusch, os estudantes tiveram acesso a espaços e ruas. prédios antigos, com destaque para patrimônios materiais e imateriais, a exemplo das lendas de Macaé. Estiveram presentes junto aos alunos, os representantes da equipe dos Conselhos Escolares, Márcia Correa e Fernamberg Santos.
A oportunidade foi marcada pela primeira visita a lugares como o Solar dos Mellos. Kauã Rocha, de 10 anos, foi um deles. Animado com a visita ao casarão, localizado na rua Rua Conde de Araruama, o aluno da Escola Municipal Nosso Senhor dos Passos (Botafogo) afirmou que saber da história do município em que nasceu é importante. “Fiquei feliz em saber tudo sobre o Solar e a cápsula do tempo, e ainda sugerir como poderá ser o futuro do prédio histórico. Sou macaense e vou falar com meus pais sobre tudo que aprendi”, comenta. Para a professora Ana Flores, “o concurso é importante para mobilizar toda comunidade escolar em prol do fortalecimento”.
Da região serrana, Nicole de Barros, de 11 anos, se orgulhou da chance de ter seu desenho escolhido. “Pensei em falar sobre meio ambiente e a conservação. Desenhei uma árvore com vida e sem vida e ganhei o prêmio”, conta. Já sua professora Maria Izabel Amorim Ancelmo lembra que trabalhou sobre o tema com os 22 alunos, mas que a conquista de sua aluna é motivo de orgulho. “O desenho dela vai fazer parte da divulgação de eventos que tratam de Conselhos Escolares, e de outras programações”, pontuou.
Já o estudante da Escola Municipal Amil Tanos, Maicon Oliveira, do 4º ano, confirmou que a premiação do concurso será inesquecível. “Quando fiz o desenho não esperava todo esse sucesso. Pensei em criar um desenho sobre a união da família na escola. Pensei na minha. Moro com meus pais, dois irmãos e avó. Gosto muito de estudar e quando me tornar adulto quero fazer faculdade”, diz, acompanhado pelo professor Orlando Henriques.
O concurso “A escola é nossa. Conselhos Escolares em ação” teve como destaque a integração de cerca de 2 mil conselheiros, que são pais, alunos a partir de 12 anos, profissionais das escolas (professores e servidores) e representantes da comunidade escolar. Os conselhos escolares têm funções financeira, administrativa, mobilizadora, consultiva, fiscalizadora e pedagógica. Recentemente, Macaé sediou o Encontro Municipal de Conselheiros Escolares, recebendo palestras do técnico do FNDE, Adalberto Domingos; da subcontroladora, Fabrícia Leonardo; secretário de Educação e doutor em Matemática Aplicada, Guto Garcia; e a responsável pelos Conselhos Escolares, Márcia Correa.