O funeral está marcado para sábado (26), às 10h no horário local (5h no de Brasília)

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão, deitado na capela da Casa Santa Marta. As fotos mostram o pontífice com vestes vermelhas, mitra episcopal e o caixão de madeira. Em uma delas, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, aparece rezando ao lado do corpo.

Segundo a Santa Sé, o corpo será levado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), onde fiéis poderão se despedir. “O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá o rito de translação”, informou o Vaticano. A cerimônia começa às 9h (horário local), com um momento de oração.

A procissão passará por praças e pontos simbólicos do Vaticano antes de entrar pela porta central da Basílica. No Altar da Confissão, ocorrerá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberta a visitação pública. O funeral está marcado para sábado (26), às 10h no horário local (5h no de Brasília).

A missa será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, com a presença de líderes religiosos do mundo todo. Após a cerimônia, haverá a Ultima commendatio e a Valedictio, que marcam o início dos nove dias de luto. O corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.