MACAÉ,RJ – O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, receberá o clássico de maior rivalidade do futebol carioca neste sábado (13), às 11h. Vasco e Flamengo fazem a grande final da terceira edição da Brasil Soccer Cup Sub-16. Enquanto os cruzmaltinos buscam o seu primeiro título da competição, os rubro-negros querem o tricampeonato, após as conquistas em 2022 e 2023.
Na tarde e noite desta sexta-feira (12), aconteceram os jogos das semifinais. O Vasco garantiu a vaga na decisão ao bater o Fortaleza por 2 a 0, com os gols marcados nos minutos finais de jogo. Já o Flamengo passou pelo Juventude, pelo placar magro de 1 a 0.
Vitória nos acréscimos
A primeira semifinal da Brasil Soccer Cup foi marcada por muita disputa. Apesar de ter tido mais a posse de bola e o domínio territorial do jogo, o Vasco encontrou muitas dificuldades para superar o bom sistema defensivo do Fortaleza.
O Gigante da Colina chegou a abrir o placar logo aos 2 minutos de jogo com o atacante Pedro Augusto, que recebeu livre na área passe do lateral Lucas Rafael, mas o assistente João Pedro Felipe assinalou impedimento. Aos 13, foi a vez de Luis Felipe cruzar da direita e Andrey perdeu boa chance. Gerlânio se antecipou e fez o corte.
O Fortaleza se ajeitou após a parada técnica. Aos 21 minutos, em rápido contra-ataque, Matheus Gomes arriscou da entrada da área e Lucas de Andrade fez a defesa. Mas a última chance de gol do primeiro tempo foi o Vasco. Aos 32, Medina cruzou da direita e Andrey escorou de pé direito para a boa defesa de Ihuri.
O Vasco voltou com tudo para a etapa final. Logo aos 33 segundos, o macaense Davi Gomes foi puxado na área pelo lateral João Victor e o árbitro Kleiton Santos marcou a penalidade. Pedro Augusto foi para a cobrança e o goleiro Ihuri defendeu. O Vasco da Gama não sentiu o pênalti desperdiçado e quase abriu o placar aos 12. Luis Felipe cobrou o escanteio pela direita e Pedro Augusto cabeceou para fora, com perigo.
A melhor chance do Fortaleza aconteceu aos 27 minutos. João Victor Leite fez boa jogada pela esquerda e encontrou o Mykael Bicca na área. O atacante dominou, cortou para a canhota e finalizou para a grande defesa de Lucas de Andrade.
Quando a partida parecia se encaminhar para a disputa por pênaltis, o Vasco chegou à vitória com dois gols nos acréscimos. Aos 37, Luis Felipe cobrou falta pelo lado direito e o centroavante Pedro Augusto marcou de cabeça. A vitória foi consolidada aos 40 com o lateral-esquerdo Lucas Rafael, em belíssima cobrança de falta da entrada da área. Final: Vasco 2 a 0.
Ryan Pablo, o predestinado
Na outra semifinal, já no início da noite desta sexta-feira (12), Flamengo e Juventude fizeram um confronto marcado pelo equilíbrio. E o grande nome do jogo foi atacante Ryan Pablo, que entrou no segundo tempo e fez o gol da classificação rubro-negra. O camisa 9 havia brilhado também na vitória de 3 a 0 sobre o Santos nas quartas-de-finais, quando também entrou na etapa final e deixou o dele.
Contra os jaconeiros, o Flamengo quase foi surpreendido logo aos 4 minutos. O capitão Nicolas Begliardi cobrou escanteio fechado pela esquerda e por pouco não fez o gol olímpico. O goleiro Dudu se esticou todo para evitar o gol. O Fla só respondeu aos 13. Davi Waisman fez boa jogada pela direita, se livrou da marcação, e bateu de canhota. A bola saiu com perigo.
Aos 19min, Davi cruzou pela direita e Diego Guimarães testou para a boa defesa de Guilherme Blume. A essa altura, o Rubro-Negro dominava a partida e, aos 26, Diego Guimarães cruzou da esquerda e Samuel Alves mandou a bola na trave. O Mais Querido chegou a marcar aos 37 com Diego Guimarães, mas o assistente João Pedro Felipe marcou impedimento.
O panorama pouco se modificou na etapa final. Aos 7min, Davi Waisman chutou do bico direito da área e o goleiro Guilherme Blume fez a defesa. Aos 9, o técnico Vinicius Durante, do Fla, trocou o comando de ataque: Samuel deu a vaga ao Ryan Pablo.
E seis minutos depois, o camisa 9 do Rubro-Negro balançou as redes. Após boa trama de ataque, Luis Miguel cruzou da esquerda e Ryan Pablo só escorou para o fundo das redes. Aos 17, Ryan Pablo deixou o Rafinha na cara do gol, mas o goleiro Guilherme fez grande defesa.
A partir daí, o Flamengo passou a administrar o resultado e só levou um susto nos acréscimos. Aos 38, Nicolas Begliardi cobrou falta da entrada da área e a bola passou rente à trave esquerda de Dudu. Final: Flamengo 1 a 0 Juventude.
Athirson marca presença
Quem marcou presença nas semifinais da Brasil Soccer Cup Sub-16 foi o ex-lateral esquerdo do Flamengo, Athirson, e atual secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, pasta vinculada ao Ministério do Esporte. Ele foi recebido pelo diretor de Competições da Liga Macaense de Desportos, Wanderson Agostinho. Athirson segue em Macaé e estará presente na grande final entre Vasco e Flamengo neste sábado (13) pela manhã.
Tabela da BSC Sub-17:
– Oitavas-de-finais (10/07):
JOGO 1 – Macaé – 11h – Botafogo 2 x 0 Batalhão
JOGO 2 – Macaé – 13h – Fortaleza 0 x 0 Paduano (4 x 3 p.)
JOGO 3 – Macaé – 15h – Corinthians 5 x 0 Prata da Casa
JOGO 4 – Macaé – 17h – Juventude 2 x 1 Boavista
JOGO 5 – Macaé – 19h – Ibrachina 0 x 1 Flamengo
JOGO 6 – São João da Barra – 13h – Atlético-MG 2 x 0 Palmeiras
JOGO 7 – São João da Barra – 15h – Vasco 2 x 0 CT El Elyon
JOGO 8 – Quissamã – 15h – Verdão Austin 0 x 5 Santos
– Quartas-de-finais (11/07):
JOGO 9 – Macaé – 15h – Fortaleza 0 x 0 Botafogo (4 x 2 p.)
JOGO 10 – Macaé – 17h – Corinthians 1 x 2 Juventude
JOGO 11 – Macaé – 19h – Flamengo 3 x 0 Santos
JOGO 12 – São João da Barra – 15h – Vasco 0 x 0 Atlético-MG (4 x 1 p.)
– Semifinais (12/07):
JOGO 13 – Macaé – 16h – Fortaleza 0 x 2 Vasco
JOGO 14 – Macaé – 18h – Juventude 0 x 1 Flamengo
– Final (13/07):
JOGO 15 – Macaé – 11h – Vasco (VJ13) x Flamengo (VJ14)
>> Principais artilheiros:
4 gols – Hugo Stallone (Boavista); Pedro Henrique (Botafogo); Samuel Alves (Flamengo); João Paulo (Juventude); João Carlos (Vasco)
3 gols – Jonatas (Atlético-MG); Daniel (Belford Roxo); Matheus Melo e Wallace Diego (Boavista); Mbanza Kilolo (Botafogo); Caio Marques e Guilherme Bom (Corinthians); Henry (CT El Elyon); Pedro Henrique (Juventude); Diego Guimarães e Ryan Pablo (Flamengo); Ícaro (Palmeiras); Renan Silva (Santos); Andrey, Luis Felipe e Pedro Augusto (Vasco)
2 gols – Thauan (Ajax Macaé); Samuel (Atlético-MG); Vinicius Moreira (Botafogo); João Pedro (Carapebus); Cristian Baroni (Corinthians); Kauan e Ruan Gabriel (Ibrachina); Hiago (Juventude); Rafinha (Flamengo); Caio (Prata da Casa); Davi Dias e Yago Godoy (Santos); Davi Gomes, Lucas Rafael e Nicolas (Vasco); Yago (Verdão Austin)
>> Números da competição:
Gols: 186
Jogos: 62
Média de gols: 3 gols por partida
Melhor ataque: Vasco (20 gols)
Melhor defesa: Atlético-MG e Botafogo (0 gol)