Cabeça do busto de bronze em homenagem Veríssimo de Melo foi arrancada, próximo o Chafariz
O busto de bronze de Veríssimo de Mello, inaugurado em 2002, consagrando a homenagem ao ilustre promotor público, sofreu alvo de vandalismo e, como se não bastasse, a placa com descrição da homenagem do promotor, que também é de bronze, foi furtada da Praça Veríssimo de Melo.
Apesar de estarem em pontos centrais da cidade, os crimes são percebidos dias depois, e a prefeitura de Macaé informou que o ato de vandalismo foi registrado pelos agentes da secretaria de Ordem Pública. Tanto no entorno como no interior a praça principal de Macaé não tem câmera de segurança, e com isso, facilita ainda mais ações criminosas como essa, que não é a primeira vez que esses tipos de crimes são registrados contra patrimônio público.
Em novembro do ano passado, a Praça Veríssimo de Melo recebeu uma base operacional no local, e a equipe de reportagem do jornal O DEBATE questionou sobre a segurança dentro do local. A assessoria de comunicação informou que, atualmente, com o aumento de demandas por toda a cidade, a atuação ocorre por rondas periódicas, ou seja, no dia do furto a estátua não houve flagrante, e o busto ainda não foi recuperado.
A praça, que fica no centro de Macaé, é cercada de diversos monumentos patrimoniais naturais, históricos e culturais de grande relevância para a sociedade macaense. Segundo legislação de crime penal, as penas de furto, dano ao patrimônio público e receptação, que é adquirir algum produto furtado ou roubado, variam de seis meses a quatro anos de prisão, além de multa.
Fotos relacionadas: