Termina na sexta-feira (15), a campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários. Em Macaé, a cobertura de vacinação contra o vírus está em 92% do público-alvo, com mais de 40 mil doses aplicadas. A maior cobertura é das puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), com 100%, gestantes e professores com 99%. A vacinação para os trabalhadores da área da saúde chega a 90% e as crianças na faixa de seis meses a cinco anos em 83%. Até o momento, 5.200 doses foram aplicadas neste público.
Doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também devem se vacinar. A vacina disponível protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) e pode ser encontrada em 31 unidades de saúde. Para atender professores, auxiliares de serviços escolares e outros funcionários, a programação acontece em postos volante e foi dividida em setores administrativos da rede municipal. A ação diária conta com a parceria da Escola Técnica José Rodrigues da Silva, que conta com estagiários e monitores do curso de Enfermagem.
A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que pelo menos 90% desses dos grupos específicos tomem a vacina.
Cronograma
A agenda da vacinação aos profissionais das escolas municipais segue um cronograma específico. Na quinta-feira (14), será nas unidades situadas na Ajuda de Cima e Baixo, além do Parque Aeroporto. Já na sexta-feira (15), último dia da campanha, a vacinação será nas escolas que funcionam nos bairros Botafogo, Malvinas e Aroeira.
O Programa de Imunização segue também com a vacinação itinerante, em locais com maior demanda. Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Os responsáveis pelos pacientes acamados, devem procurar a unidade próxima da residência para agendamento. Quem ainda não tomou a vacina e faz parte de um dos grupos considerado de risco também deve procurar as Unidades Básicas de Saúde.
Confira os postos de vacinação:
. Ajuda A – Rua Nove, s/nº
. Ajuda C – Rua Projetada Um, s/nº
. Aroeira – Rua dos Eucaliptos, 184
· Aterrado do Imburo – Rua Principal, s/nº
· Barra Brasília A/B – Rua Calixto Fernandes das Neves, 355
· Barreto – Rua Dois, s/n
· Areia Branca
· Bicuda Pequena
· Cajueiros – Rua Marcial Alves Moreira, 51
· Campo do Oeste – Avenida Venezuela, 132
· Córrego do Ouro A/B – Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/nº
· Engenho da Praia – Avenida Lagomar, 122
· Frade – Rua Principal, s/nº
· Fronteira A/B – Rodovia Amaral Peixoto, s/nº
· Glicério – Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/nº
· Horto – Estrada do Horto
· Lagomar A – (Avenida Quissamã, s/n°
· Lagomar B – Rua W18 sentido W01, s/nº
· Lagomar C – Rua W18 sentido W01, s/nº
· Malvinas B – Rua Principal, 656
· Morro de São Jorge – Rua Abílio Correa Borges, 182
· Nova Esperança A/B – Rua São Mateus, s/n°
· Nova Holanda A/B – Rua Nove, s/nº
· Praia Campista – Rua Luiza Lírio do Vale, 158
· Sana – Rua Principal, s/nº
· Trapiche – Rua Comandante Gerson, s/n°
· Virgem Santa – Estrada Virgem Santa, s/nº
· Visconde – Rua Zilda Zarur, s/nº, Novo Visconde
· Clínica da Família – Rua Dr. Luiz Belegard, nº 540, Imbetiba
· Casa da Vacina – Rua Antero Perlingero, 76, Centro
· Pronto Socorro Aeroporto – Rua Curuncango, s/nº, Parque Aeroporto