Sem assinar pela quarta vez consecutiva, Uruguai reclama do protecionismo do Mercosul
Pela quarta vez consecutiva, o comunicado conjunto dos líderes do Mercosul não contou com a assinatura do Uruguai, em um claro sinal de divergência em relação aos demais países do bloco. A cúpula de chefes de Estado do Mercosul aconteceu na terça-feira (4) em Puerto Iguazú, Argentina. O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, não participou, enquanto os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Alberto Fernández (Argentina) e Mario Abdo Benítez (Paraguai) assinaram o documento.
O Uruguai expressa insatisfação com o protecionismo exacerbado do Mercosul e está negociando de forma unilateral um tratado de livre-comércio com a China, sem o consentimento dos demais países do bloco. O país reivindica mudanças no regimento interno do Mercosul como condição para sua permanência.
O comunicado conjunto emitido por Brasil, Argentina e Paraguai compromete-se a discutir mudanças, embora não mencione diretamente as demandas do Uruguai. Eles concordam em abrir um espaço de reflexão política para a modernização do bloco, fortalecendo a agenda interna para uma maior integração econômica e estratégia de inserção internacional.
Por portal Novo Norte