As bases de pedra brita da pista externa já foram concluídas e as redes estão em fase final de instalação - Foto: Rui Porto Filho

A Prefeitura de Macaé avança com a obra na orla do Bar do Coco, no bairro Parque Aeroporto. Este empreendimento, esperado há cerca de três décadas pela população dos bairros adjacentes, tem o objetivo de oferecer à sociedade novos espaços para uso cotidiano e para eventos. As bases de pedra brita da pista externa já foram concluídas e as redes de drenagem, elétrica e telefônica estão em fase de finalização. A previsão da gestão municipal é que a obra seja entregue no final deste ano.

De acordo com a equipe de Fiscalização da Secretaria de Obras, um pouco mais de um quarto da obra já foi concluído. No momento, estão sendo executados os serviços de aterro e compactação de saibro na área da pista externa e estão sendo continuadas as instalações elétricas e de telefonia. Também já começou a ser preparada a concretagem das vigas para a estrutura do posto salva-vidas e das vigas superiores e lajes dos quiosques. Além disso, foi iniciada a construção dos bancos e canteiros e o assentamento de pisos intertravados na área da praça. O aterro da área da praça está em fase final.

Projeto arquitetônico
A obra na orla do Bar do Coco consiste em salva-vidas, quiosques com banheiros e cozinha, pergolados (caramanchão), rampas e escadas em concreto, ciclovia, parquinho e ponto de ônibus. A área terá canteiros, caminhos e novo piso para a praça, com uso de piso tátil, visando oferecer acessibilidade. O projeto manterá toda a área de restinga da praia.

Uma ciclovia com bicicletários será construída em todo o perímetro do projeto, que inclui áreas de recreação infantil, de bem-estar e de quiosques com mesa e bancos de concreto e lixeiras, além de academia popular e espaço reservado para eventos abertos. Fora isso, uma área de recreação infantil será criada. Ela terá grama sintética, conjunto ‘multiplay kids’, haste escaladora e balanços. Um muro de contenção será construído em toda a área que delimita o projeto na faixa de areia para proporcionar mais segurança. Fora isso, haverá guarda-corpo metálico tipo tubular em toda extensão da orla, assim como nos acessos, além de um posto salva-vidas de 40,32 metros quadrados.

Um estacionamento cercado por balizas (frades metálicas) foi planejado para atender aos usuários. Haverá ainda a revitalização do trecho junto à rodovia Amaral Peixoto, que ganhará uma área de passeio mais ampla e um novo ponto de ônibus.

Por Andréa Lisboa/ Pref. de Macaé