DJ e produtor macaense, Neskau inicia turnê comemorativa “Baile do Neskau – 10 Anos”, passando por Macaé, Cabo Frio e em breve Campos e Rio

O funk, nascido nas favelas cariocas, tornou-se uma das maiores expressões culturais do Brasil. Hoje, é presença em estádios, rádios, palcos internacionais e, sobretudo, nos bailes que seguem como espaço de identidade, resistência e celebração. Em meio a esse movimento, um nome do interior fluminense ajudou a expandir a cena e construiu sua própria trajetória: o DJ e produtor Neskau, que completa 10 anos de carreira com a turnê comemorativa “Baile do Neskau – 10 Anos”. A turnê começa neste sábado (4), às 22h, na Alameda Juquetiba, em Macaé. Depois segue para Cabo Frio no dia 17, no Tróia Bar Lounge Roof Top. Em breve também passará por Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro.

Natural de Macaé (RJ), Neskau viveu de perto os desafios de estar fora do “epicentro” do funk, mas transformou essa distância em estilo próprio. “Era obstáculo porque parecia que estávamos longe da cena grande da capital, mas ao mesmo tempo isso me deu identidade. Fui criando meu jeito, sem copiar o que já rolava lá”, explica. Essa autenticidade ajudou a consolidá-lo como referência não apenas em Macaé, mas em todo o interior do estado.

Nesses dez anos, viu o cenário se transformar: “Hoje o interior entendeu que o funk também é dele, não só da capital. Tem MC, DJ e produtor surgindo em todo canto”. Sua trajetória inclui momentos marcantes, como tocar no Maracanã, receber uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Macaé (2024) e participar da residência artística Estude o Funk, na Fundição Progresso (2025), experiência que o artista define como “um ciclo que se fechava e outro que se abria, com o funk sendo estudado e pensado como arte, não só como festa”.

Mesmo nos desafios da pandemia, Neskau continuou trabalhando sua música e fortalecendo sua trajetória com o apoio de amigos e da comunidade. “Minhas maiores influências sempre foram meus amigos. Tem muita gente incrível no interior que não é famoso, mas faz trabalhos lindos no funk e na cultura urbana em geral”, conta.

O Baile do Neskau nasceu como festa independente, mas hoje é reconhecido como movimento cultural. Mais do que pista de dança, é espaço de experimentação, vitrine para artistas locais e encontro de diferentes vertentes do funk e da música urbana. “É festa porque a gente quer se divertir, mas é também movimento cultural porque valoriza o funk como cultura”, resume.

A turnê de 10 anos celebra essa caminhada e aponta para o futuro, com novos projetos, colaborações e o sonho de expandir o baile para outras regiões do Brasil e do mundo.

“Quero que cada pessoa se sinta parte dessa história comigo. O funk não é modinha: é resistência, é identidade. Esses 10 anos são a prova de que está valendo a pena acreditar”, afirma Neskau.

MACAÉ

Data: 04/10 (sábado)
Local: Alameda Juquetiba, 251, Novo Cavaleiros
Endereço: Alameda Juquetiba, 251, Novo Cavaleiros
Horário: 22H
Ingressos: R$30 (primeiro lote)
Link de vendas: Uticket
Classificação: 18 anos

CABO FRIO

Data: 17/10 (sexta-feira)
Horário: 22h
Local: Tróia Bar Lounge Roof Top
Endereço: Av. Nossa Sra. da Assunção, 721 – São Bento, Cabo Frio
Ingressos: R$30 (primeiro lote)
Classificação: 18 anos

Em breve: Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro